www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Pedido de ajuda  (Lida 1082 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LM

  • www.magueija.com
  • Administrador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1628
    • Lino Oliveira - Photography
Pedido de ajuda
« em: Setembro 29, 2012, 11:32:32 pm »
Olá amigos.
Hoje recebi no email a seguinte questão:

"Nome = Filipe Silva
Questão = Olá, nasci em Magueija no cimo do povoado junto onde era a eira não tenho nada nem ninguém em Magueija , tenho 62 anos a pergunta que faço e a seguinte o nome de Magueija foi sempre só Magueija e não magueija grande havendo outra localidade próxima que se chama Magueijinha ,onde foram desenterrar o nome de Magueija grande ? é só isto , obrigado."


Quem ajuda??
Saudações
« Última modificação: Setembro 29, 2012, 11:33:02 pm por LM »
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:Questão
« Responder #1 em: Setembro 30, 2012, 08:34:44 pm »
A minha resposta não se apoia em nenhum estudo, contudo, creio que o nome Magueija Grande surgiu do facto da povoação ter o mesmo nome que a freguesia.
Podiam ter acrescentado a palavra grande para distinguir a povoação Magueija, da freguesia de Magueija ou, então, por se tratar da maior povoação da freguesia.
São estas as minhas deduções.
« Última modificação: Outubro 02, 2012, 02:47:12 pm por Malmequer »

Offline LM

  • www.magueija.com
  • Administrador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1628
    • Lino Oliveira - Photography
Re:Questão
« Responder #2 em: Outubro 01, 2012, 11:53:25 pm »
Olá Trevo
Boas deduções! Obrigado por partilhar a sua opinião, quanto a mim muito válida.
Será que mais ninguém quer meter a colher neste debate tão delicado?
 Saudações
« Última modificação: Outubro 05, 2012, 12:06:31 am por LM »
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Questão
« Responder #3 em: Outubro 02, 2012, 03:36:36 pm »

MAGUEIJA começou no território que hoje envolve a povoação de Magueija-Grande.
Depreende-se que lhe caiba a honra de dar o nome a toda a freguesia.
Aqueles que por lá habitam dizem tão só: «vou a Magueija», ou «acabo de vir de Magueija». Não há confusão naquelas cabecinhas.
Já quem se ausenta para trabalhar ou estudar noutras paragens e (ainda) escreve aos familiares ou apaixonados que ficaram na terra, é forçado a assinalar quer a povoação, quer a freguesia. Nos endereços escrevem, por exemplo, Santiago - Magueija (se for o caso); os que enviam correspondência destinada ao povo de Magueija, são obrigados também a facilitar a vida ao carteiro e costumam colocar no endereço Magueija-Grande - MAGUEIJA.
Presentemente, como o código postal é que manda e cada povoado tem o seu, já não se gera esse equívoco.
Isto é exactamente o que expressou a amiga Trevo, sem tirar nem pôr!
« Última modificação: Outubro 02, 2012, 03:41:55 pm por 117 »

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Pedido de ajuda
« Responder #4 em: Maio 04, 2013, 10:01:13 pm »

 Hoje por acaso entrei em contato com o Sr, Filipe Silva, Em principio pensei que se tratava de um colega meu tambem chamado Filipe Silva. No entanto apos conversa acabei por saber que era de Magueija, mas pelo que me parace ja nao esta la ha muito tempo, pois confunde muito a minha familia, com outras. E normal que depois de termos  migrado para outos locais mesmo que nacionais perdemos o contato com as pessoas da nossa aldeia.
 
Sempre, desde que nasci sempre ouvi dizer Magueija Grande. Se na sua historia existe assim ou nao deixo aos magueijenses discutir