www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Ajudem-me a identificar esta foto (Penude de Baixo)  (Lida 2204 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Ajudem-me a identificar esta foto (Penude de Baixo)
« em: Maio 23, 2010, 07:12:09 pm »
Que povoação será?
« Última modificação: Junho 05, 2010, 02:11:35 pm por LM »

Offline msbalsemão

  • Utilizador frequente
  • ***
  • Mensagens: 205
Re:Ajudem-me a identificar esta foto
« Responder #1 em: Maio 23, 2010, 07:28:11 pm »
Olá, Olá!!

Pois, eu vivo cá em Magueija e quando vou para Lamego ...

Só digo que a última casa é de uma Associação.

MSB

Offline Tulipa

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 914
Re:Ajudem-me a identificar esta foto
« Responder #2 em: Maio 23, 2010, 11:15:31 pm »
Sim, nesta povoação, habitam alguns empreiteiros e comerciantes. Foi uma aldeia  que se desenvolveu muito nos últimos anos. Na casa que o nosso amigo MS Balsemão referiu  ser a sede duma asssociação, também lá funcionou  o jardim de infãncia. Actualmente não sei se ainda funciona.
Um abraço

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:Ajudem-me a identificar esta foto
« Responder #3 em: Maio 24, 2010, 09:24:21 pm »
Será Penude de Baixo?
Já se vêem os ouriços nos castanheiros.

Boa noite a todos

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:Ajudem-me a identificar esta foto
« Responder #4 em: Maio 25, 2010, 04:06:36 pm »
 
Penude de Baixo, é uma das povoações que compõe a freguesia de Penude. Penude fica situada a Sudoeste da freguesia de Magueija.
As povoações Bairral e Matancinha, que  hoje pertencem a Penude, já petenceram a Magueija, na altura em que fomos concelho.

A tal casa, mencionada pela Túlipa e Msbalsemão, creio pertencer à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Penude de Baixo, conforme mencionado no site de J. Lamelas.

Pois é, amiga Tulipa, para além de "artistas" da construção civil, em penude, dedicavam-se também (não sei se ainda o fazem) aos tapetes de trapo. Cheguei a ver vender esses tapetes, numa cidade grande. É uma gente muito empreendedora. Segundo, o Pe Manuel Gonçalves, são empreendedores e menos gastadores que os de Magueija. Será?

Só uma curiosidade. Em 1917, para a construção da Capela da Exaltação da Santa Cruz na Matancinha, foram buscar os pedreiros " Hipólito e seus dois filhos, de Magueija " e o carpinteiro  "Augusto Paulo e "Lamelas" da Matança conforme relato do Snr Pe. Manuel Gonçalves da Costa. Por isso, os Magueijenses também dão "cartas", quando é necessário.

« Última modificação: Maio 26, 2010, 01:53:33 pm por Trevo »

Offline Tulipa

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 914
Re:Ajudem-me a identificar esta foto
« Responder #5 em: Maio 25, 2010, 10:55:04 pm »
Olá amigos:
Olá Trevo.
É verdade, as pessoas de Penude são muito trabalhadoras. Os homens trabalham  tanto no comércio, como na construção civil como no campo. Como se costuma dizer “agarram-se” a qualquer coisa.
As mulheres colaboram com os maridos, e muitas ainda se dedicam à tecelagem. É muito raro,  em Penude, verem-se  mulheres  sentadas na soleira da porta sem estarem  ocupadas.
Um abraço