www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: ATUALIDADES...  (Lida 11720 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:ATUALIDADES...
« Responder #60 em: Maio 15, 2014, 04:43:17 pm »

O Manel Palito é mais difícil de deter.
Cães e cavalos não têm ajudado muito.
Ele sabe, no entanto, que a fuga não pode durar sempre e o bom tempo também há-de acabar .....

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:ATUALIDADES...
« Responder #61 em: Maio 17, 2014, 03:58:08 pm »
   Ola 117.

   Parece que o Palito vai continuar a fugir às autoridades, mas ele já veio confessar de que não é dificil prende-lo.

   e diz que se entrega, quando o Passos Coelho e o Paulo Portas tambem se entregarem.  E pelos vistos esta próximo esse tempo..


Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:ATUALIDADES...
« Responder #62 em: Maio 20, 2014, 11:58:51 am »

O mês de  Agosto de 2014 terá 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos.
Isto acontece somente uma vez a cada 823 anos.
Os chineses chamam a isto de “BOLSO CHEIO DE DINHEIRO”.     Ahahah!!

Que haja pelo menos SAÚDE, para podermos continuar a encontrar-nos por AQUI!
           

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:ATUALIDADES...
« Responder #63 em: Junho 08, 2014, 11:51:21 pm »
Momento histórico:

Hoje, o Papa Francisco juntou os presidentes de Israel e Palestina num momento de oração.
Shimon Peres e Mahmoud Abbas abraçaram-se - um gesto raro entre os líderes dos dois povos da Terra Santa.

Disse Francisco: "Para fazer a paz é preciso coragem, muito mais do que para fazer a guerra."
« Última modificação: Junho 08, 2014, 11:55:33 pm por Trevo »

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:ATUALIDADES...
« Responder #64 em: Junho 09, 2014, 01:17:30 am »
Na sequência do comentário, muito a propósito, da nossa amiga Trevo, deixo também este vídeo.
Penso que vale a pena ver, uma vez que se trata de um momento histórico, como bem refere a nossa amiga.

Papa Francisco apela à coragem para pôr fim à guerra e fazer a paz.

Boa semana para todos.

http://www.tvi24.iol.pt/503/internacional/papa-papa-francisco-oracao-paz-vaticano-tvi24/1559229-4073.html

P.S. A publicidade desaparece em poucos segundos.
« Última modificação: Junho 09, 2014, 01:33:12 am por Orquídea »

Offline Malmequer

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1579
Re:ATUALIDADES...
« Responder #65 em: Julho 03, 2014, 04:32:06 pm »

Ainda sobre Sophia de Mello Breyner:

Nunca mais
A tua face será pura limpa e viva
Nem teu andar como onda fugitiva...
Se poderá nos passos do tempo tecer.
E nunca mais darei ao tempo a minha vida.

Nunca mais servirei senhor que possa morrer.
A luz da tarde mostra-me os destroços
Do teu ser. Em breve a podridão
Beberá os teus olhos e os teus ossos
Tomando a tua mão na sua mão.

Nunca mais amarei quem não possa viver
Sempre,
Porque eu amei como se fossem eternos
A glória, a luz e o brilho do teu ser,
Amei-te em verdade e transparência
E nem sequer me resta a tua ausência,
És um rosto de nojo e negação
E eu fecho os olhos para não te ver.

Nunca mais servirei senhor que possa morrer.

Sophia de Mello Breyner

Offline Malmequer

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1579
Re:ATUALIDADES...
« Responder #66 em: Julho 03, 2014, 04:37:41 pm »

A dor duma mãe sublimada no essencial:

Carta de Judite de Sousa...

Meu Deus e meu Pai
“Desfeito em átomos de água, partiu hoje para o teu infinito o filho que me deste.
Gerei-o com amor, criei-o com carinho e eduquei-o o melhor que soube. Foi meu companheiro e meu ânimo nas muitas tempestades que tenho atravessado.
Hoje não tenho nada.
O muito que tinha foi para junto de ti.
A sua alma de menino e o que restou do seu corpo de anjo também já foi desfeito em fumo.
Estou só.
Terrivelmente só.
Só como há séculos, quando a tua mãe, nossa Senhora, te acolheu no regaço depois de te despregarem da cruz no calvário.
Eu agora nada tenho.
Nas distorcidas imagens que os meus olhos rasos de lágrimas salgadas e já secas, vejo nitidamente, o teu rosto misericordioso.
No plano infinito da eternidade já está o meu menino. Tapa-o com o teu manto divino que as noites são frias para lá do Universo, ele é um bom menino.
O meu menino!
E se vires que pode merecer alguma coisa da dor desta perda sem remédio, rogo-te, meu Pai, que pronto me leves a vê-lo, que nestes dias as saudades apertam mais este meu coração trespassado pela dor.
Eu só fui mãe deste filho.
Hoje, já não sou mais mãe de ninguém.”

(Judite de Sousa)





Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:ATUALIDADES...
« Responder #67 em: Julho 12, 2014, 12:35:22 am »
Ó bes salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te mantermos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas encolheram os pés
Para ficares com o nosso, ó bes!

Offline Pretarouca

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2397
Re:ATUALIDADES...
« Responder #68 em: Julho 14, 2014, 09:58:15 pm »
Olá!!!

Amigos, acabei de chegar d'"a minha terra velhinha, que foi mudada pela barragem" e trago notícias fresquinhas!

Magueija vai estar em festa nos próximos fins de semana!
No último fim de semana de julho, em honra do padroeiro (na sexta atuará o conjunto Arkadia -+~+)
No domingo atuará a banda de Magueija!
Será um fim de semana em grande!


No próximo fim de semana, um "grande festival" de ranchos folclóricos. :o TRÊS!!!
Bom, talvez quatro.
Está concurso aberto para recrutar elementos para
formar um rancho em Magueija!!!!!

Outra novidade!
Os vizinhos de Pretarouca querem de novo fazer festa em honra de S. Nicolau, em Dezembro.
E aqui para nós que ninguém nos ouve: consta que pretendem contratar a banda de Magueija!
Há já quem tenha prometido um nota verde!
Vamos ver se é desta!
« Última modificação: Julho 14, 2014, 09:59:15 pm por Pretarouca »

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re: ACTUALIDADES ...
« Responder #69 em: Abril 27, 2015, 03:19:34 pm »
 
A UNIÃO DE FREGUESIAS DE BIGORNE, MAGUEIJA e PRETAROUCA apanhou mais este comboio:
=============================================================

«As novas tecnologias foram criando um novo tipo de pessoas excluídas, indivíduos que, sem possibilidade de acesso à informação, se foram transformando nos novos analfabetos do século XXI.
O alerta foi lançado há já 15 anos, antevendo o facto de as novas tecnologias poderem criar um novo tipo de pessoas marginalizadas, designadas por info-excluídos.

As tecnologias de informação e das comunicações são um espaço "profundamente selectivo" e, por isso, considerou-se necessário criar mecanismos para que a população não ficasse excluída deste novo mundo, devido a factores de ordem económica, cultural ou educacional.
Não está em causa a globalização ou o avanço da tecnologia, o que é necessário é encontrar a forma de facilitar o acesso à informação, como forma de proporcionar a participação na vida em sociedade a todos os cidadãos, sem excepção.

A Sociedade de Informação representa para as pessoas com deficiências a possibilidade de viverem autonomamente, de desempenharem tarefas e de exercerem actividades que antes lhes estavam completamente vedadas. Estamos a falar de coisas tão simples como ler o jornal, escrever uma carta, fazer uma chamada telefónica, ir à escola ou poder trabalhar.
Neste desígnio, mais se acentuou a necessidade de encontrar mecanismos para disponibilizar em formato digital as publicações impressas, de modo a que pessoas com deficiências limitativas pudessem ter acesso a elas.
Impôs-se também a necessidade de estabelecer protocolos de colaboração com os autores e editores, visto o ficheiro original, em formato digital, poder ser facilmente transformado em formato auditivo».
« Última modificação: Abril 27, 2015, 03:58:43 pm por 117 »

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:ATUALIDADES...
« Responder #70 em: Abril 27, 2015, 04:39:27 pm »

 Ola 117:

 Ficam aqui os meus parabens à UFBMP e aos seus timoneiros, pela forma como estão a levar a todos, novos e menos novos, o conhecimento das novas tecnologias. Nunca é tarde para aprender. Embora eu não domine muito este item,ja vou entrando em alguns assuntos que me dizem respeito, desde o IRS, CGA, CGD e vagabundear pela paginas dos jornais, Facebook e principalmente neste nosso Forum.
 Tenho 2 licenciados em informática cá em casa, mas nada beneficiei com eles, pois têm mais que fazer. O meu filho mais novo, embora doutorado em História, é que me vai dando umas dicas e lá me vou desenrascando. Vejo que faz falta esta etapa e é por isso que venho apoiar esta ideia da União, pois estou ciente de que muitas das pessoas da nossas aldeias vão beneficiar e até resolverem alguns assuntos pessoais, sem terem que se deslocar à cidade.
 Mais uma vez, um louvor a quem está à frente da União, por ver mais longe e tentar resolver os problemas das gentes da freguesia.
 Obrigado a quem de direito.
« Última modificação: Abril 27, 2015, 04:53:25 pm por 117 »

Offline Jaime

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 65
Re:ATUALIDADES...
« Responder #71 em: Abril 28, 2015, 09:36:12 am »
Bom dia Magueija!
Depois de mais de vinte anos de atraso, parece que Magueija voltou a acompanhar as novas tendências!
Deixamos a época dos burros e dos cavalos e ligamos a tomada das novas tecnologias. Será que a população de Magueija merece este avanço?
Um Santo dia para todos os meus amigos.
« Última modificação: Abril 28, 2015, 12:48:09 pm por Jaime »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:ATUALIDADES...
« Responder #72 em: Abril 28, 2015, 03:56:06 pm »

Muito me contam!
Onde ficam estas instalações?
Quem puder, toca a aproveitar!
Para a frente... que atrás vem gente!

« Última modificação: Abril 28, 2015, 04:33:25 pm por 117 »

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583

27 de Junho de 2015 - CASTRO DAIRE

Há 20/30 anos que os REBANHOS DA TRANSUMÂNCIA não calcorreavam os caminhos que ligam a Serra da Estrela ao MONTEMURO.

Esta Grande Rota foi ontem recriada, numa iniciativa da Câmara Municipal de Castro Daire, sob o comando do entusiasta ALBINO JOSÉ POÇAS, um bancário que dedica as suas horas livres à criação de cães e ao sonho de voltar a ver os rebanhos a passar no centro do CRASTO.
Acorreu meio-mundo a este grande evento que fazia parte do Cartaz das FESTAS EM HONRA DE SÃO PEDRO:
 
«A TRANSUMÂNCIA era a "grande viagem". "Da Estrela ao Montemuro, pastores e muitas centenas de cabeças de gado subiam à serra, onde os pastos eram mais viçosos, para passar o verão", conta Júlio Santos, um antigo pastor da transumância que chegou a "arrendar terras para o gado e nesse tempo os proprietários de pastagens, nas zonas mais altas da serra, acabavam também por lucrar com o movimento do gado".

A serra ainda não perdeu o viço, mas ovelhas e cabras quase que abalaram. Da TRANSUMÂNCIA sobram as recordações. "O amanho do gado ainda sustenta vidas mas os dinheiros já são poucos", acrescenta Manuel da Rosa, outro antigo pastor que assume que "conduzir o gado na montanha" - que a geografia de Amorim Girão crismou de serra desconhecida - "não era fácil".
Agora, a ideia é que as recordações da TRANSUMÂNCIA "tragam visitantes e turistas", dizem os dois pastores que assumem que a recriação, em Castro Daire, da última Rota da Transumância é um primeiro ensejo para criar um novo cartaz turístico que promete voltar em 2016».

« Última modificação: Junho 28, 2015, 02:29:05 pm por 117 »

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583

O tiro de partida foi dado em RIBOLHOS, pelas 16 horas e 45 minutos.
A Câmara colocou à disposição dos voluntariosos "pastores" o seu autocarro, de modo a que estes estacionassem as viaturas na Princesa do Montemuro, local de destino dos rebanhos e seus ferrenhos acompanhantes.
Foram 4 kms de festa ininterrupta.
Cerca de 600 cabeças de gado, muitas delas engalanadas, aguentaram o calor e a sede, para que, dos miradoiros da vila, ecoasse o velho grito: lá vem o rebanho ... lá vem o rebanho!
« Última modificação: Junho 28, 2015, 02:51:43 pm por 117 »