www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: A nossa lareira...  (Lida 3510 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tulipa

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 914
Re:A nossa lareira...
« Responder #15 em: Fevereiro 04, 2013, 07:44:46 pm »
Olá amigos:
Como é bom recordarmos as nossas lareiras. Hoje, há lareiras mais bonitas e mais sofisticadas, mas aquelas que nos aqueceram na nossa meninice, guardo-as ainda na minha memória, como lugares de aprendizagem de convívio…
 Em quase todas as casas havia uma lareira, que, apesar de muitas delas não possuírem chaminé, iam  ajudando a superar o frio que se fazia sentir nas nossas modestas casinhas.
Para além das lindas histórias que ouvi  da boca da minha saudosa mãe e pai, foi  numa lareira de pedra e funda, que eu aprendi as primeiras fórmulas do catecismo, e tive a alegria de saborear o espírito de união entre família, e aprender  o dom de se ser pai e mãe.
Gostaria de ter uma foto dessa lareira, mas, infelizmente  apenas a poderei recordar…
Um abraço amigo

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:A nossa lareira...
« Responder #16 em: Fevereiro 04, 2013, 09:55:09 pm »

Amigo Britiande:

Com o calor da lareira, tira-se o chapéu.
O borralho não deixa carvão, nem sequer defuma a pilheira.
Serão achas sintéticas?
Grande avanço no bem-estar das famílias, com patente portuguesa !

Offline Nelly Lopes

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1097
Re:A nossa lareira...
« Responder #17 em: Fevereiro 05, 2013, 09:49:14 am »
A lareira da casa onde nasci não tinha chaminé, a cosinha éra de terra batida e o soalho da casa éra mais elevado formando um degrau, degrau esse que éra utilizado como banco a toda avolta da cosinha, recordo vagamente ,mas não consigo visualizar o forno e o lugar da lenha que ficava a um canto, uma estória que a minha mãe conta muita vez recordando um filho falecido com cerca de 2 ou 3 anos antes de eu nascer foi passada ali naquele banco/degrau, e os armários éram recantos embutidos na parede de pedra

 :-* 

Offline Britiande

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 856
Re:A nossa lareira...
« Responder #18 em: Fevereiro 05, 2013, 06:44:54 pm »

Amigo 117,

As achas, não são sintéticas; são verdadeiras! E deixam sempre borralho, e que bem sabe estar ao borralho! De vez em quando, com o tempo alvoraçado, também deixam fumo!

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:A nossa lareira...
« Responder #19 em: Fevereiro 05, 2013, 07:32:18 pm »
Olá!

Boa noite!

Aí está uma lareira que não dá canceiras, trabalha à antiga e é propria para as habitações da cidade...

As bio-lareiras consumem bioétanol (de origem biológica e agrícola). Este produto 100 % natural é destilado finamente. Ao queimar, é totalmente inofensivo para o ambiente : não libertam  nem cheiro,  nem  fumo, nem cinzas.
As bio-lareiras não necessitam de qualquer conduta de exaustão, só libertam vapor de água e gás carbónico, o que equivale a 3 velas de cera. O bioétanol é uma energia dita renovável, porque ao consumir-se, produzem na atmosfera as mesmas quantidades de CO2 que as que são  absorvidas durante a vida da planta pela qual é proveniente. O balanço em CO2 é portanto neutro
- Peso: 14 Kg
- Capacidade de aquecimento : 2500W
              
 
Muito bom!
« Última modificação: Fevereiro 05, 2013, 10:02:54 pm por Tulipa »

Offline Pretarouca

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2397
Re:A nossa lareira...
« Responder #20 em: Fevereiro 05, 2013, 08:08:17 pm »
Olá!!!

Posso garantir que a lareira do Britiande é alimentada por achas verdadeiras, de azinho, é optima.
Mas para mim a melhor de todas é a do amigo Romano.
Para além de todas estas características tem uma extremamente importante: "Faz" chouriças (e salpicões):D :D

Offline Britiande

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 856
Re:A nossa lareira...
« Responder #21 em: Fevereiro 05, 2013, 10:21:18 pm »

A lareira da minha infância

Por falta de registos (ilustrativos) das lareiras da minha meninice, recorro a uma passagem de Eça de Queiroz, (já me referi a um excerto desta passagem), para exprimir o meu imaginário destes tempos de mocidade!

“A cozinha era uma espessa massa de tons e formas negras, cor de fuligem, onde refulgia ao fundo, sobre o chão (…), uma fogueira vermelha que lambia grossas panelas de ferro, e se perdia em fumarada pela grade escassa que no alto coava a luz!”


Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:A nossa lareira...
« Responder #22 em: Fevereiro 06, 2013, 02:57:10 pm »

Chegados a este ponto, já não sei qual das lareiras aquece melhor o ambiente caseiro.
A da nossa meninice, a bio-lareira ou aquela outra que é alimentada a achas de azinho.
Desconfiei desta última, apenas, por aquela senhora necessitar de manter a gola de pele de "marta" ou de "arminho" ...
Terá sido prenda de anos e, por via disso, não a quer largar?

Offline LM

  • www.magueija.com
  • Administrador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1628
    • Lino Oliveira - Photography
Re:A nossa lareira...
« Responder #23 em: Fevereiro 06, 2013, 08:09:07 pm »
Olá Trevo.
Como prometido, aqui fica a minha bôla confecionada de acordo com a sua receita.
Levou chouriça e salpicão comprados na D. Alda.
Só falta provar. São servidos?

Saudações
« Última modificação: Fevereiro 06, 2013, 11:04:32 pm por Tulipa »
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline Cátia

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 46
  • Um dia de cada vez...
Re:A nossa lareira...
« Responder #24 em: Fevereiro 06, 2013, 08:43:15 pm »
Olá LM
Apesar de andar desaparecida do fórum, tinha de vir até aqui, agora, deixar o meu testemunho.
A receita da nossa amiga Trevo fez furou aqui por terras alentejanas. O amigo LM arregaçou as mangas e meteu as mãos na massa. Depois de 45 minutos ansiosa por provar esta belíssima bôla, eis que chegou a hora...
Amigos e amigas, mas que saborosa!!  ;)
Não quero de maneira nenhuma deixar-vos com água na boca, mas o que é certo é que temos cozinheiro.
Obrigada LM pelo jantar.

Um abraço a todos e até qualquer dia.  8)

Offline Pretarouca

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2397
Re:A nossa lareira...
« Responder #25 em: Fevereiro 06, 2013, 10:43:33 pm »
Olá!!!

Amigo 117 a gola de pele foi só para o "estilo"! :D
Com aquela lareira dispensava-se o casaco e a gola (sintética por amor aos animais) ;)
mas o convite impunha "estar bem arreado" ;D

Amiga Cátia que bom vê-la!!!
Impossível não ficar com água na boca!
Essa bola tem um aspecto delicioso!
Agora "marchava" um pedaço!

Uma muito boa noite!!!
« Última modificação: Fevereiro 06, 2013, 10:48:04 pm por Pretarouca »

Offline rabeca

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1044
Re:A nossa lareira...
« Responder #26 em: Fevereiro 06, 2013, 11:18:12 pm »
Olá boa noite

Hummmm! Sr. Administrador que ótimo aspeto! Parabéns!

Tenho de experimentar...

 -+~+





Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:A nossa lareira...
« Responder #27 em: Fevereiro 07, 2013, 03:10:10 pm »

Senhor Administrador quem é amiga, quem é? Fico contente por ter tirado partido da receita que aqui partilhei.
Que sorte a da Cátia poder provar desse belo petisco. Tem muito bom aspecto! Com os chouriços da Dª Alda deve ter ficado mais saborosa!
Está um cozinheiro de primeira! Parabéns!

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:A nossa lareira...
« Responder #28 em: Fevereiro 08, 2013, 07:18:30 pm »

Senhor Administrador, é preciso ter alguns dotes culinários para levar a cabo a receita da amiga Trevo!
Parabéns! Saiu-se muito bem!
A bola ficou com um aspeto mesmo apetitoso! A Cátia bem nos confirmou que estava deliciosa!
Os olhos também comem e realmente dá para ver que o "cozinheiro" se esmerou.
Quem sabe se alguns dos participantes deste Forum não quererão seguir-lhe o exemplo e, um dia destes, metem também as mãos na massa para fazerem uma surpresa às suas caras metade?
Vamos esperar para ver...

Um bom Carnaval.
Beijinhos

Offline LM

  • www.magueija.com
  • Administrador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1628
    • Lino Oliveira - Photography
Re:A nossa lareira...
« Responder #29 em: Fevereiro 08, 2013, 07:36:48 pm »
Olá amigos.
Neste fórum tenho aprendido bastante. Não fosse a vida uma eterna escola!
Uma particularidade que me chamou a atenção na confeção desta bôla foi o facto de não levar óleo.
Infelizmente, a bôla durou pouco e já há quem me anda a “massacrar”, para fazer outra… Ainda vou virar pasteleiro!
Obrigado amiga Trevo por partilhar esta receita com a restante comunidade.

Saudações
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com