www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: ALERTA: Reforma administrativa  (Lida 7208 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Urze

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 536
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #45 em: Fevereiro 21, 2012, 08:14:36 pm »

Meus caros amigos, não quero ser "desmancha prazeres" e lá estarei no dia 24, mas, vejamos: pessoalmente, soube da reunião extraordinária no dia 20. A convocatória lá está bem sossegadinha no escaparate da Junta onde hoje em dia poucos lá vão. A divulgação maior seria através da comunicação do Sr. Padre e isso não aconteceu, só se o fizer amanhã. Pesquisa no fórum, é uma nimoria. Está a falhar a divulgação, como já falharam outras.
Oxalá, aquela sala esteja abarrotar e que saibamos lutar pelo que é nosso por mérito, herança e direito, com cidadania, mas com convicção e empenho. E que não aconteça como em outras ocasiões que aparece um grupo de amorfos e apáticos e apenas um ou outro se impõe sem qualquer apoio.

Saudações.

Offline Pretarouca

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2397
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #46 em: Fevereiro 21, 2012, 09:25:02 pm »
Olá!!!

Meus amigos, já em Julho de 1867, a Junta de Freguesia de Penude defendeu que Magueija, Pretarouca e Bigorne formassem uma mesma freguesia.
A sede seria na Matancinha. Magueija não aceitou a proposta , pois reivindicava a sede para S. Tiago.
Chegou mesmo a ser elaborado um mapa por uma  comissão nomeada pela Câmara, no qual constava a sede em Penude.
Mais uma vez não se chegou a acordo e Magueija continuou freguesia até hoje.

E desta vez, quem vencerá?


Offline LM

  • www.magueija.com
  • Administrador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1628
    • Lino Oliveira - Photography
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #47 em: Fevereiro 23, 2012, 10:29:48 pm »
Boa noite amigo Romano.

Desde já os meus sinceros parabéns por esta hombridade.
O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, mas aquele que nunca desiste! É aqui que o enquadro!  Depois de algumas “batalhas”, travadas em que os resultados não foram os desejados, nunca se sentiu batido e sempre combateu para levar os “seus” ideais a bom porto.
Não sendo eu jurista, nem nado que o valha, começo por manifestar aqui o meu enorme desacordo por esta suposta implementação, da dita, “reforma administrativa” da nossa freguesia. Reforma essa, que vai contra a  Constituição da República Portuguesa, que impõe às autarquias o desígnio da prossecução dos interesses próprios das respetivas populações.
Contudo, tenho a certeza que já ouve, ou vai haver, na nossa freguesia um referendo sobre o destino de quem dela é natural! Não podemos escutar os que dela não são naturais, pois esses não sentem. E, tal como refere Lino Oliveira no seu livro (Magueija) publicado em 2011, só se ama aquilo que se conhece. Uma reforma nunca deve ser feita contra os seus destinatários, mas sim com a participação ativa e atuante deles.
Para terminar, uma reforma terá de fundamentar-se em critérios diferenciadores, objetivamente definidos e com respeito pelos princípios constitucionais e estatuição do texto fundamental de prossecução dos interesses próprios da nossa população.
Na minha opinião, o melhor caminho seria o do diálogo, do debate e da procura de consensos, procurando responder aos legítimos interesses da população de MAGUEIJA.

Força Romano!

Abraço
« Última modificação: Fevereiro 23, 2012, 10:36:17 pm por LM »
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline Tulipa

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 914
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #48 em: Fevereiro 24, 2012, 10:13:11 pm »
Meus amigos
 Sem entrar em muitos pormenores, pois ficará para outra ocasião,  devo dizer, que estive na reunião extraordinária  da assembleia da junta de freguesia, pelo que posso informar que nada foi decidido sobre a nossa  junção com outra freguesia. Pelo que deu a entender, Magueija pode continuar a ser uma freguesia autónoma,  pois a proposta de lei 44/XII, só obriga a junção das freguesias que têm menos de 150 habitantes. Verifiquei que houve uma tendência  de nessa  reunião se  evidenciarem apenas os  benefícios que traria a  agregação da nossa freguesia a outras. Contudo, deu para se concluir, que os Magueijenses sabem bem o que querem, e por isso, só houve um Magueijense que se pronunciou a favor da junção da nossa freguesia a outra. Embora as opiniões  do público não tivessem sido escritas em acta, pois tratava-se duma reunião extraordinária,  deu para  entender que a  intervenção do público  disse não à  junção. Dessa vontade ficaram a saber a nossa Presidente e o Presidente da Assembleia de freguesia. Apesar da sala estar  com bastante público, tenho pena, de muitos terem ficado em casa, alheios a tão importante assunto. Ficou agendada outra reunião, logo que seja aprovada esta proposta de lei, em assembleia da república, e, aí se verá  quem serão os  coveiros da nossa autonomia administrativa local.
Um abraço a todos
« Última modificação: Fevereiro 24, 2012, 10:35:59 pm por Tulipa »

Offline molga

  • Utilizador frequente
  • ***
  • Mensagens: 243
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #49 em: Fevereiro 24, 2012, 10:38:07 pm »

Olá Tulipa

Muito obrigada pelo seu esclarecimento sobre este assunto que a todos os Magueijenses diz repeito.

Fiquei muito satisfeita por saber que a  maioria dos presentes nessa reunião é contra a junção da nossa

 freguesia.

Um beijinho

Offline Pioneiro

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 810
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #50 em: Fevereiro 25, 2012, 04:39:39 pm »

Olá a todos

Amiga Tulipa, fico-lhe muito grato pela informação que acaba de nos dar, do resultado
da reunião da freguesia que ontem se realizou.
Fiquei muito contente, por continuar a prevalecer o bom senso nas pessoas nela nascidas.

Saudações


Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:ALERTA: Reforma Administrativa
« Responder #51 em: Fevereiro 25, 2012, 07:50:50 pm »
Olá!

A amiga Tulipa tem-se revelado uma grande defensora da nossa terra em todos os momentos.  -+~+ -+~+ -+~+
Chegou-me aos ouvidos que a sua intervenção foi muito aplaudida pelo público, na reunião extraordinária, realizada no passado dia 24. Mostrou a todos os presentes que sabe interpretar bem as propostas de lei que têm surgido sobre esta matéria e, simultâneamente, demonstrou o seu grande desejo de preservar a autonomia de Magueija.
Obrigada, Tulipa, pelas informações que nos deixou sobre a referida reunião e pelo seu empenho no futuro autónomo de Magueija.
VIVA MAGUEIJA!!!!

Um  :-*
« Última modificação: Fevereiro 25, 2012, 07:53:45 pm por Orquídea »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #52 em: Fevereiro 26, 2012, 06:23:54 pm »
Ó destemida Tulipa, penso que não chegaremos a saber quem são os coveiros pelo simples motivo de que não irá haver defunto; MAGUEIJA não pode perder a sua autonomia administrativa.
Magueija, agora mais que nunca, precisa do empenho dos seus habitantes.
Agradecemos nos tenha posto ao corrente do que se passou na reunião extraordinária da Assembleia da Junta de Frequesia.
 
« Última modificação: Fevereiro 26, 2012, 06:57:23 pm por Trevo »

Offline Tulipa

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 914
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #53 em: Fevereiro 26, 2012, 10:13:34 pm »


Meus amigos:
Como prometi, vou tentar descrever com pormenor como decorreu a reunião extraordinária da Assembleia de Junta de Freguesia, cuja ordem de trabalho era: deliberação da junção ou não da nossa freguesia a outra.
Segundo pude apurar,  esta reunião  foi convocada, por três elementos  da Assembleia da Junta de Freguesia, porque se constou, que no jantar de Natal dos avozinhos desta terra, a  Senhora Presidente da Junta  aproveitou essa ocasião, como outras oportunidades, para informar que  Magueija iria agregar-se com Penude, sem que o assunto tivesse sido aprovado em Assembleia de Junta.
Um dos grandes impulsionadores desta reunião foi o Senhor Gilberto, membro da Assembleia da Freguesia, que  não teve mãos a medir, em divulgar por todos os Magueijenses,  através de comunicados, que ele próprio foi colocar em todos os povoados desta terra. A freguesia compareceu em grande número,  pelo que, só um elemento do público  se expressou a favor da agregação de Magueija a outra.  Dentro dos membros da  Assembleia de Junta de Freguesia, apenas  houve um, que expressou  a  sua vontade, na  junção com Penude.
Durante a reunião o Senhor  Gilberto fez uma leitura  expressiva daquilo que entendeu expressar, defendendo Magueija autónoma e independente.
Foi aplaudido pela maioria das pessoas presentes.
 Depois do senhor Presidente da Assembleia  ter feito uma análise à proposta de lei 44/XII  deu a  palavra ao público, que duma forma disciplinada e cívica,  disse não à agregação da nossa terra a outra freguesia.  Embora a expressão do povo e Assembleia de freguesia não tivesse um carácter vinculativo, pois esta proposta de lei não foi ainda aprovada pela Assembleia da República, deu para informar os políticos, que os Magueijenses desejam deixar aos nossos vindouros uma Magueija com autonomia e independência administrativa.
Viva Magueija livre e  independente!...
Um abraço a todos

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #54 em: Fevereiro 27, 2012, 02:57:53 pm »

Todos ficámos com o essencial da reunião da Assembleia de Freguesia, graças à simpatia de uma activa participante, a amiga Tulipa.
Ontem à noite, o mais badalado comentador da TV portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, acabou por fazer algumas adendas à intenção de reduzir o número de freguesias:

1 - estão em causa esclarecimentos de alguém que não pertence à oposição;
2 - reafirmou que era intenção da Troyka mexer também com os municípios, mas a oposição dos mesmos falou mais alto;
3 - toca, então, de virar a agulha para as freguesias, cuja Associação (ANAFRE) tem muito menos força;
4 - estamos já na presença de 2 propostas de lei, a segunda das quais corrigiu certos dislates da primeira;
5 - esta segunda proposta ainda vai para (possível) aprovação na Assembleia da República;
6 - apesar de repensada, esta reforma vai acabar por ser feita À MARRETADA (opinião do comentador);
7 - inicialmente, cada agrupamento de freguesias chamar-se-á UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ---------- e ------------;
8 - também manterão, por uns tempos, os símbolos (brazão, bandeira e carimbo) de cada uma, mas depressa arranjarão um nome único e decidirão por símbolos que já não condizem com os actuais;
9 - a celeuma é muito menos brava nas grandes cidades, mas é certo e sabido que abrirá feridas profundas nos meios rurais, onde Junta e Assembleia de Freguesia constituem o primeiro e mais próximo apoio dos moradores que já levam em cima com todos os custos da desertificação.

Será preciso meter um explicador para quem se atreve a tudo decidir nas costas do povo? - ainda que a última palavra pertença a uma Comissão que terá poderes de decisão no todo nacional?
« Última modificação: Fevereiro 27, 2012, 03:24:00 pm por 117 »

Offline Lulu

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 433
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #55 em: Fevereiro 28, 2012, 10:05:49 am »
Olá amigos

Quero dar a minha mão direita à nossa Tulipa, Romano e outros que estão a defender a nossa Freguesia.

Realmente se não houver alguém que tenha coragem de se mecher, estes políticos até nos comem vivos.

Estou com vocês e tenham coragem e muita força. Parabens -+~+

Offline 95

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 62
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #56 em: Fevereiro 28, 2012, 10:41:46 am »
Olá!
Lendo todos os vossos comentários não há mais nada para dizer.
Estou convosco.
As vossas palavras são as minhas.
Um abraço
Força!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Offline rabeca

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1044
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #57 em: Fevereiro 28, 2012, 08:56:29 pm »
Olá Boa noite

Excelente amiga Tulipa. Conseguimos ter toda a informação do que se passou na reunião extraordinária  da

assembleia da junta de freguesia e constatei que ficou claro que os Magueijenses manifestaram o total

desacordo em relação à proposta do Governo.

Obrigada por toda esta informação.

Magueija autónoma sempre!

 :-*

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #58 em: Fevereiro 28, 2012, 11:26:06 pm »
Boa noite!

Amigos Magueijenses, este é momento de nos unirmos e de lutar para que a freguesia de Magueija continue como centro de decisões políticas, sociais e administrativas. Nesta hora, temos que deixar de parte as ideologias políticas, os partidos e os interesses meramente mesquinhos ou pessoais. A nossa política neste momento é, repito, unirmo-nos para salvar, honrar e prestigiar a nossa terra, que ao deixar de ser freguesia, deixamos de ter junto de nós, junto de nós a sede tradicional de resolução e defesa dos nossos inúmeros problemas.
É, antes de tudo, também, a hora, de enaltecer e louvar os nossos antepassados amigos, avós e bisavós, pois tudo fizeram para que Magueija ao longo do último século se mantivesse uma freguesia independente, invejável e competitiva na sua organização e desenvolvimento social e, disso, deixaram bons testemunhos como:
• A criação e manutenção de 4 escolas Primárias, de uma Cantina Escolar, de uma Telescola e de um Jardim-de-infância;
• A criação e manutenção de um telefone público e um Posto de Correio/CTT:
• A criação e construção do edifício da Casa do Povo de Magueija com serviços Saúde e da Segurança Social que integrava as freguesia de Magueija, Pretarouca e Bigorne e abrangia as povoações do Rossão, Gosendinho e Peixininho;
• A criação e a manutenção de uma Extensão do Centro de Saúde de Lamego com médico diário que integrava as Freguesias de Magueija, Bigorne e Pretarouca e atendia muitas pessoas de outras freguesias;
• A criação e instalação de uma farmácia em Magueija que atendia indiscriminadamente todas as pessoas de várias freguesias; e,
• A criação de um Centro Paroquial;
Tudo isto, os nossos antepassados nos deixaram e, tudo, de ânimo leve, se deixou perder nos últimos anos. Tudo se perdeu sem um pequeno gesto de protesto, contrariedade ou testemunhos de luta pela sua manutenção. Algumas daquelas instituições podem regressar mas é preciso mudar de atitude, ter um verdadeiro e puro amor por Magueija e unirmo-nos num só ideal, “MAGUEIJA SEMPRE”.  
Amigos, não há Lei que obrigue a Junta de Freguesia de Magueija a juntar-se a outras, daí, não se poder admitir que alguns senhores quiçá, algo desenraizados,, venham a terreiro evocar quaisquer razões ou fundamentos para a sua extinção.
Temos que lutar e fazer tudo para prestigiar e honrar os nossos antepassados e manter a Junta Freguesia com a sua sede em Magueija. Não pode haver nenhum natural de Magueija com a sua consciência livre e sã contra esta vontade, pois, a proposta Lei dá à Freguesia de Magueija argumentos incontestáveis para se manter sozinha como centro de decisões na nascente do Balsemão.
Magueija não só não precisa de esmolas, como não se vêm benefícios, nem argumentos sociais ou económicos altamente atrativos, válidos e eficazes, para que dois ou três isolados moradores promovam, numa lufa, lufa, no alto e no baixo, por sua conta ou a rogo, a extinção dos actuais títulos e privilégios que possui e usufrui hoje Magueija como Freguesia.
Consta que alguns senhores, talvez, mal enraizados andam a desdobrar-se em reuniões longe da Freguesia, a juntar gregos com troianos, ora atando, ora desatando o nó cego que  querem dar à Junta de Freguesia de Magueija. Tais senhores vivem felizes, fanática e estranhamente empenhados, por serem os coveiros da Junta de freguesia, a Freguesia que os acolheu e lhes deu a mão para crescer e, que, nesta hora, não evitam em amachucar, desprestigiar e retirar do Mapa, sem ouvirem todos os seus moradores em sufrágio universal.

A UNIÃO FAZ A FORÇA.
VIVA A FREGUESIA DE MAGUEIJA, VIVAM OS SEUS MAGUEIJENSES!
« Última modificação: Fevereiro 29, 2012, 11:34:35 am por Tulipa »

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #59 em: Fevereiro 29, 2012, 12:08:22 am »
Olá!

Ainda, sobre a reunião pública ou sessão extraordinária de Assembleia de Freguesia:

Devo dizer que o assunto, não está em mãos de confiar e, está aí, para durar e dar que falar!
Vamos ver os próximos capítulos...

Para já, para já, deixou de ser tabu...
Deu-se o alarme geral… e,
há nova rota nos acontecimentos públicos…

Alegro-me e tenho de louvar as grandes intervenções públicas dos Senhores: Romano, Tulipa, Paulo, Alfredo, Alves, Jorge, Abel, Zé e outros mais sóbrios...

Fico triste porque:
 -paira no ar que não há quem defenda os verdadeiros interesses coletivos de um povo humilde e trabalhador...
 -anda à solta a desprestigiante ideia de "mudar" a Junta Freguesia para outro lado a todo custo e a qualquer preço... Mas haverá algum preço!?...
 -ressalta já, o perigoso desnorte de alguns (poucos) elementos do poder...    
 -Está em movimento, "DÉJÁ VU" a velha onda de fanatice pessoal e, há, quem, nesta hora, não saiba ocupar o seu lugar junto do povo…

   UM POVO QUE TUDO LHES DEU E, QUE, AGORA, NÃO ESPERAVA A INGRATIDÃO DE SER ESPOLIADO DO SEUS HAVERES, PRIVILÉGIOS E HONRARIAS...
 
Meus amigos deste Fórum, falem com Vossos amigos, pais, avós e demais familiares residentes na terra que vos viu nascer, pois, é necessário manter "peito firme" com gente que só vê o seu umbigo...

« Última modificação: Fevereiro 29, 2012, 02:05:48 pm por Tulipa »