www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: ALERTA: Reforma administrativa  (Lida 7206 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pioneiro

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 810
ALERTA: Reforma administrativa
« em: Janeiro 04, 2012, 06:51:18 pm »
   Olá.
Parabéns ao Senhor Administrador por ter tido a genial ideia de criar este fórum.
Parabéns ao nosso fórum porque cada vez está mais forte.
parabéns a todas as pessoas que fazem parte desta "família" que cada vez está mais numerosa.
Como dizia a nossa querida amiga Orquídea" Magueija é a protagonista principal"
Pois aqui deixo um ALERTA.
Como é do conhecimento geral está em curso a reforma administrativa.
pelo que já ouvi na última reunião da assembleia de freguesia, para certas pessoas que
não têm amor á nossa terra, é um facto consumado, Magueija deixar de existir como
fregusia. NADA ESTÁ DECIDIDO. Não podemos baixar os braços.Temos que estar unidos.
Ter ideias. E dentro da legalidade lutar, mas lutar até até conseguirmos manter a nossa
querida terra como freguesia.
   Um abraço.

Olá a todos

Amigo Romano, comungo e partilho da sua opinião.
A gente que defende a transferência para Penúde, não nasceu em Magueija e não sabe valorar quanto nós gostamos da nossa terra.
Tenho de deixar lavrado este protesto, porque a história e a cultura das duas freguesias, são
muito  diferentes.
Se o nome da nossa freguesia for banido, e um dia me perguntarem em que freguesia nasci, jamais direi que foi em Penúde.
O facto de não ser eleitor em Magueija e não poder intervir, não haverá ninguém que me faça mudar de opinião.
Se os nossos governantes continuarem com esta política, um dia vão querer que nós mudemos
também o nosso nome.

Saudações
« Última modificação: Janeiro 04, 2012, 11:39:09 pm por LM »

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #1 em: Janeiro 04, 2012, 07:18:19 pm »
Olá!

Boa noite a todos!

O nosso companheiro “O Romano”, numa mensagem há dias atrás pretendeu transmitir-nos um alerta, que passo a citar:

 
Como é do conhecimento geral está em curso a reforma administrativa.
pelo que já ouvi na última reunião da assembleia de freguesia, para certas pessoas que
não têm amor á nossa terra, é um facto consumado, Magueija deixar de existir como
fregusia. NADA ESTÁ DECIDIDO. Não podemos baixar os braços.Temos que estar unidos.
Ter ideias. E dentro da legalidade lutar, mas lutar até até conseguirmos manter a nossa
querida terra como freguesia.
Um abraço.



Sobre este  “sério” e inesperado assunto devem ler atentamente o documento em anexo desde página 17:
Este assunto, de elevada importância, até devia merecer um tópico neste Fórum e uma discussão pública...

Contudo, esta mensagem até  poderá ser apagada do "mapa", da mesma forma como alguns, unilateralmente, se preparam para o fazer à nossa "querida" freguesia de Magueija...  
« Última modificação: Janeiro 04, 2012, 11:20:26 pm por LM »

Offline LM

  • www.magueija.com
  • Administrador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1628
    • Lino Oliveira - Photography
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #2 em: Janeiro 04, 2012, 11:25:23 pm »
Assunto colocado no tópico novidades, devido à atenção necessária.
Fiz umas alterações (colocar citações) nas mensagens para enquadrar este tema.

Avante Magueija...

Saudações
« Última modificação: Janeiro 04, 2012, 11:40:52 pm por LM »
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #3 em: Janeiro 05, 2012, 12:00:27 pm »

A Reforma Administrativa está na ordem do dia.
Imposta ou não, previa igualmente a diminuição do número de concelhos, coisa que os políticos já deixaram cair.
No que toca às freguesias e depois deste aviso do amigo Romano, urge que os magueijenses digam o que querem e defendam os seus interesses.
Uma terra com tantas tradições e que chegou mesmo a ser Sede de Concelho não pode deixar-se levar por cantos de sereia. Novos e velhos devem apelar à herança que lhes chegou do passado e serem parte activa na procura da melhor opção possível.
Entre a Câmara Municipal e as Juntas deve estar a ser "cozinhado" o mapa a apresentar ao Governo.
Os cidadãos, todavia, não devem assistir impávidos a manobras que decidirão do seu próprio futuro.
Li algures que, se as comunidades locais não se entenderem, o Governo imporá um mapa feito a régua e esquadro.
Ninguém quererá que seja o Terreiro do Paço a decidir, quando não conhece o que se passa no terreno.
Não residindo nem sendo eleitor na minha terra, não deixarei de me incomodar com as várias fases do processo.
Fica este alerta para todos quantos visitam o Forum e seus familiares, quer habitem cá ou no estrangeiro.
O problema toca a todos!

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #4 em: Janeiro 05, 2012, 02:37:18 pm »

"A União faz a força" , por isso, vamos lutar, com todas as armas possíveis para que a reforma administrativa não nos tire a nossa identidade. Somos magueijenses de gema e não aceitamos, de ânimo leve, que nos tirem esse direito que nos foi conferido à nascença.
Será que não poderíamos fazer nada, através deste Forum, para mostrar a nossa indignação e o nosso querer?
Temos imensas razões que justificam a nossa luta.
Fazermos um "abaixo assinado"?

Estou para aqui a conjecturar, mas, sinceramente, há que fazer alguma coisa.
Por favor, não cruzemos os braços e façamos algo que trave a infeliz e inaceitável ideia de agrupar a nossa singular freguesia a Penude.
Podem contar comigo para aquilo que, em conjunto, seja deliberado.

Entretanto, ficamos à espera de mais informações.
Magueija, sempre!

Abraço amigo
 
« Última modificação: Janeiro 05, 2012, 06:51:36 pm por 117 »

Offline rabeca

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1044
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #5 em: Janeiro 05, 2012, 08:17:32 pm »

Olá boa noite!
Eu também estou de acordo que deveremos todos em conjunto manifestar a nossa discordância quanto a uma possibilidade de nos tirarem a nossa identidade, somos de Magueija sempre, não pudemos permitir que Penude mande em nós….Magueija por toda a sua história não pode deixar de ter autonomia violada apenas, por conveniências políticas de ocasião.
Fica desde já o apelo a todos os naturais de Magueija, para que divulguem e promovam a recolha de assinaturas e as façam chegar à Assembleia da República.
As Câmaras também poderão dar a sua opinião, mas são os deputados que fundem as freguesias.
Assim, é na Assembleia da República que temos de “ir bater à porta” para impedir que Magueija seja definitivamente pertença de Penude.
Tenho a certeza que a Assembleia da República deverá ser sensível a esta situação e, certamente vai responder ao apelo dos Magueijenses para que a nossa freguesia continue com a sua identidade.

É o que desejamos. É o que esperamos. E, será seguramente, o que vai suceder.

Porque a nossa pretensão é justa.

VAMOS TODOS LUTAR!
 
8)


Offline Pioneiro

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 810
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #6 em: Janeiro 05, 2012, 09:39:22 pm »

olá a todos

Sobre este tema, há várias iniciativas que se podem tomar, mas na minha opinião, a mais
impotante, é fazer um abaixo assinado.
Haver algum eleitor em Magueija com sensibilidade para estas coisas, visitar todos os eleitores, explicar-lhes
a possibilidade de Magueija deixar de existir (sendo integrada em Penúde), e recolher todas as assinaturas possiveis, fazendo-as chegar à assembleia de freguesia e esta fazê-la chegar à Câmara Municipal, devidamente fundamentado.
Aqueles que visitam a nossa terra, também teriam a oportunidade de subscrever esse abaixo assinado.
Se uma grande percentagem não concordar com essa integração, estou convencido que aqueles que apoiam
o desaparecimento, não o iriam conseguir, e a nossa identidade seria preservada.
Temos gente em Magueija com capacidade para liderar esse abaixo assinado, haja coragem e vontade.

Saudações

Offline Tulipa

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 914
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #7 em: Janeiro 05, 2012, 10:37:33 pm »
Olá Amigos!

Reforma administrativa territorial - Magueija

Graças ao alerta feito pelo nosso amigo Romano, ficamos a saber que Magueija pode ser umas das freguesias a ser extinta. Sendo um assunto de extrema importância, tanto  para o presente como para o futuro desta terra, lamento que o seu destino esteja a ser “cozinhado” por algumas pessoas nos bastidores, sem se ouvirem todos os residentes.

Julgo, que o elevado interesse  deste assunto, o  amor por Magueija, pela preservação dos seus usos, costumes, tradições, cultura, e, tendo em vista a sua situação geográfica, amplitude territorial,  número de habitantes, sustentabilidade económica, serão elementos fundamentais para que possamos continuar a  ver Magueija no mapa e na lista nacional das freguesias.

Ao fazermos uma análise atenta ao livro verde da reforma administrativa, verificamos que a extinção da nossa freguesia não é linear, pois este documento abre portas para que Magueija se mantenha como FREGUESIA.
O que é necessário, é que haja sensibilidade, bairrismo, vontade de argumentação  daqueles que nos representam, na defesa de um assunto de grande interesse para Magueija.
Os Magueijenses  saberão julgar a passividade e o cruzar dos braços de todos nós e daqueles que nos representam nos diferentes órgãos.

É hora de todos os representantes dos órgãos colegiais da freguesia, mostrarem a sua vivacidade, bairrismo e acima de tudo o amor por Magueija.

Porque amo Magueija, estou disposta a defendê-la e a lutar para que continue a ser freguesia…
Um abraço a todos

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #8 em: Janeiro 06, 2012, 08:19:00 pm »
Olá!


Estou contra o “plano do governo” inserto na reforma da administração local, que pode levar à extinção da Freguesia de Magueija.
A extinção da freguesia de Magueija ou o seu agrupamento com outras, vai “obrigar a população a deslocar-se para os lados de Lamego para tratar de qualquer assunto que hoje e sempre foi tratado nesta freguesia, e afasta os eleitos dos eleitores”.
A extinção da freguesia de Magueija ou o seu agrupamento com outras, é  “um plano de agressão à população residente e às suas condições de vida, de agravamento das assimetrias, de constrangimento ao desenvolvimento social e de retrocesso democrático”.
A extinção da freguesia de Magueija ou o seu agrupamento com outras, é “injusta, discriminatória e errada”,  por continuar a “ignorar a melhoria das condições de vida das populações e dos prestimosos serviços prestados pelas freguesias”.
A extinção da freguesia de Magueija ou o seu agrupamento com outras, está a ser urdido por pessoas, não naturais ou não residentes,  alheios  “à capacidade democrática local da maioria dos residentes numa legitima decisão sobre o futuro de cada freguesia”

É fundamental uma reorganização administrativa que vá de encontro às pessoas, sem perder a proximidade, os laços culturais e os identitários.

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #9 em: Janeiro 06, 2012, 08:39:27 pm »
Olá!

A saber:

A Reforma da Administração Local, tipifica os Municípios em função da sua densidade populacional. Existem Municípios de Nível 1, 2 e 3, sendo que os Municípios de nível 1, têm mais de 500 habitantes por Km2, os de nível 2 têm entre 100 e 500 habitantes por Km2 e os de Nível 3 têm menos de 100 habitantes por km2.

As Freguesias são também tipificadas de acordo com a sua densidade populacional mantendo-se o mesmo escalão utilizado para os Municípios.
Porém no que concerne às Freguesias, estas são ainda classificadas em função da área, rural ou urbana.
Assim, temos 3 tipos de Freguesias: Freguesias com a área predominantemente rural (APR), maioritariamente urbana (AMU) e predominantemente urbana (APU).

1. Nas Sedes de Concelho, a existência de apenas uma Freguesia;
3. Em Freguesias com a Área Maioritariamente Urbana (AMU) a existência de um mínimo de 1000 habitantes por Freguesia.

Existem no entanto duas excepções à regra mencionadas no ponto 2:
- Nos Municípios onde se tenha verificado um decréscimo populacional superior a 10% na última década, comprovado pelo levantamento censitário realizado no corrente ano, o critério base para a manutenção da - Freguesia com (APR) é a existência de um mínimo de 300 e não de 500 habitantes.
- Se a Freguesia se situar num raio superior a 15 Km da Sede do Município, o critério base passa a ser um mínimo de 150 habitantes."


2. Em Freguesias com a Área Predominantemente Rural (APR) a existência de um mínimo de 500 habitantes por Freguesia;

O badalado agrupamento de Freguesias, note-se, junto à cidade de Lamego (Penude), não consta assim...!?
« Última modificação: Janeiro 06, 2012, 08:56:45 pm por Tulipa »

Offline Urze

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 536
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #10 em: Janeiro 07, 2012, 10:09:06 pm »
Boa noite, amigos.

Porque amo a minha terra, estou de acordo com tudo o que aqui tem sido dito.

Já conhecia o livro verde, mas não devo ser a única a conhecê-lo.

Navega por aqui muito magueijence tão bem ou melhor informado do que eu... Ainda bem que o Romano cumpriu a sua obrigação, tendo acesso a este fórum...

Têm razão. Tal como tenho dito muitas vezes, só palavras não chegam. Há que agir. Podem contar incondicionalmente comigo. haja quem tome a iniciativa. penso que deveria sair de alguém que nos representa na Assembleia ou de todos. Também pode partir de uma iniciativa associativa... Amigos a falar é que nada se faz. Mãos à obra!...
Já perdemos a Escola, já perdemos o Posto de Saúde... que mais estamos à espera de perder?
Aguardo iniciativas com muita união de todos os que se sentem tristes e traídos.

Saudações.

Offline Romano

  • Utilizador frequente
  • ***
  • Mensagens: 112
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #11 em: Janeiro 09, 2012, 09:04:14 pm »
   Caros conterrâneos
   É com muita alegria e um certo orgulho que tenho lido neste fórum o apoio incondicional
de algumas pessoas que navegam neste espaço, para conseguirmos que Magueija continue
como freguesia.
Tenho-me desdobrado em contactos com pessoas com assemto parlamentar e pelo que me
disseram ainda nada está decidido. Porém, fui alertado para que estivesse preparado para
uma forte resitência por parte de quem governa  a nivel local.Também me foi dito quais as
medidas de luta que os Magueijenses têm que levar a cabo a seu tempo. Como neste caso
não está em causa nenhuma ideologia política mas sim a defesa da nossa terra, em tempo
oportuno, quando for precisa a vossa força, contactar-vos-hei.
Como compreenderão não devo revelar todos os promenores neste espaço. Se assim o
entenderem podem  contactar-me,e podem ter a certeza que se estivermos todos unidos
por esta causa tão nobre, nada nem ninguém nos vergará.
   MAGUEIJA SEMPRE.
       Um abraço. 

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #12 em: Janeiro 09, 2012, 09:47:17 pm »
Olá!

Sobre este tópico:
Deixo aqui umas oportunas palavras de agradecimento a alguns senhores e senhoras que nos governam...

Obrigado,
Obrigado por nos destruírem o sonho e a oportunidade de vivermos felizes e em paz.
Obrigado pelo exemplo que se esforçam em nos dar de como é possível viver sem vergonha, sem respeito e sem dignidade.
Obrigado por nos roubarem. Por não nos perguntarem nada.
Por não nos darem explicações.
Obrigado por se orgulharem de nos tirar as coisas porque lutámos e às quais temos direito.
Obrigado por nos tirarem até o sono. E a tranquilidade. E a alegria.
Obrigado pelo cinzentismo, pela depressão, pelo desespero.
Obrigado pela vossa mediocridade.
E obrigado por aquilo que podem e não querem fazer.
Obrigado por tudo o que não sabem e fingem saber.
Obrigado por transformarem o nosso coração numa sala de espera.
Obrigado por fazerem de cada um dos nossos dias um dia menos interessante que o anterior.
Obrigado por nos exigirem mais do que podemos dar.
Obrigado por não disfarçarem a cobiça, a corrupção, a indignidade,
pelo chocante imerecimento da vossa comodidade
e pela vossa efémera felicidade adquirida a qualquer preço.
E pelo vosso vergonhoso descaramento.
Obrigado por nos ensinarem tudo o que nunca deveremos querer,
o que nunca deveremos fazer, o que nunca deveremos aceitar.

Obrigado por serem o que são.
Obrigado por serem como são.
Para que não sejamos também assim.
E para que possamos reconhecer facilmente quem temos de rejeitar.

« Última modificação: Janeiro 09, 2012, 09:56:22 pm por Vitor »

Offline Urze

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 536
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #13 em: Janeiro 10, 2012, 07:38:15 pm »

Ai amigo Vitor, que inspiração!

Esse trabalho é único e, permita-me que o subscreva em pleno.

Esses Senhores governantes de fraldas, deviam recebê-lo em 1ª mão!

Mas, por favor, não deprima precisamos muito de si. Tem muito ainda para fazer... e, por acabar...

Beijcs.

Offline vegas

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 43
Re:ALERTA: Reforma administrativa
« Responder #14 em: Janeiro 11, 2012, 08:35:00 am »

foi com grande triteza que vi sobre o vosso forom que MAGUEIJA em vez de andar para a frente anda  para tras
e tudo por causa de uma pessoa que nunca pertenceu  nem nunca defendeu os interesses de magueija .A culpa nao é verdadeiramente sua
 mas de os eleitores magueijenses que votam por ela .PERGUNTO é que as subvençoes que sao dadas  a freguesia nao servem para lhess encher os bolssos  e pagar os eleitores  com quatro migalhass de pao e  empregos provisoRIOS ? Força magueijenses fazei a revoluçao dizei lhe que nao quereis mais.A pesar de nao viver  em MAGUEIJA a 41 anos  sou magueijense de alma e coraçao estou convosco  pela dignidade do povo de Magueija  força vamos para a frente .
 o vosso amigo .  VEGAS
« Última modificação: Janeiro 11, 2012, 06:13:45 pm por 117 »