www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Festas de São Gonçalo vistas da minha janela (Gaia)  (Lida 890 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Festas de São Gonçalo vistas da minha janela (Gaia)
« em: Janeiro 12, 2014, 10:29:55 am »
As Rusgas de São Gonçalo vistas da minha janela (Gaia)

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Festas de São Gonçalo vistas da minha janela (Gaia)
« Responder #1 em: Janeiro 12, 2014, 03:03:10 pm »

São Gonçalo levou até Gaia a SIC, a Rita, a Merche e o Figueiras.
Ah! Apareceu ainda o amigo emplastro.
Que festividade é essa, um tanto longe de Amarante?
Religiosa e profana, desenrola-se na zona de ------------?
Alguma capela foi erigida em honra do santo?
Também distribuem figos secos pelos populares que aí se juntam?
Conte, conte, JoseSPereira.

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Festas de São Gonçalo vistas da minha janela (Gaia)
« Responder #2 em: Janeiro 13, 2014, 11:50:05 am »

  Bom dia 117:
 
   Esta festa tem as duas componentes, profana e religiosa. E tradiçao, ser a primeira festa do ano, 2º domingo do ano. Festeja-se na igreja matriz de Mafamude, freguesia central V.N.de Gaia e se nao estou em erro na capela junto da Ribeira, ou igreeja matriz de Stª Marinha.
  As rusgas são 2 que se fazem com grande rivalidade, A da Ribeira de Gaia, e a da Rasa (mafamude)
 
 
À frente vai a cabeça de S.Gonçalo acompanhada de S.Cristovão levadas pelos seus mordomos que precorrem as ruas da cidade, e onde onde se cantam o slogan,quande se encontram as duas rusgas a meio do precurso: e dizem:
  E eh,eh,eh, o SAnto é nosso e o corno é vosso!!!! ... e acompanhada esta rusgas, por bandas de bombos, com os quais fazem grande algazarra. Os da foto sao o grupo dos Mareantes do Douro com sede na Avenida Ribeirinha.

  Chegando ao fim do dia recolhem aos seus aposentos nas respetivas igrejas, sendo a sua entrada triunfal, sempre de costas para o altar-mor.

  Tambem ha animaçao durante o dia, e na Ribeira lá esteve a SIC, que tambem vi sentado aqui no sofã.
   E tambem há  figos secos
  A foto foi tirada da minha varanda, com o circulo do jardim, e nas trazeiras do grupo  , na mesma rua a 50 metros fica a nossa nova igreja do Candal.

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Festas de São Gonçalo vistas da minha janela (Gaia)
« Responder #3 em: Janeiro 13, 2014, 01:17:33 pm »
São Gonçalo, São Cristóvão e São Roque em disputa pela simpatia popular, em terras gaienses.

Na província, a primeira festa a sério costuma ser em honra de SANTO AMARO, à qual se segue SÃO SEBASTIÃO.
Não tarda aí a FESTA DAS FOGAÇAS, em Vila da Feira, homenageando precisamente São Sebastião.
A mesma devoção encontra eco nas gentes de Bigorne e Penude.
É concorrida a FESTA DOS CORNOS (bolo típico em forma de hastes), leiloados no dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião, nas proximidades da igreja paroquial de Penude.
Por norma, esta é também a ocasião para a primeira aparição pública (do novo ano) da BANDA FILARMÓNICA DE MAGUEIJA - AFBJM.

« Última modificação: Janeiro 14, 2014, 09:52:17 pm por Orquídea »

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Festas de São Gonçalo vistas da minha janela (Gaia)
« Responder #4 em: Janeiro 13, 2014, 04:57:42 pm »

 Apesar da crise existente o povo portugues nao deixa por mãos alheias de festejar os seus santos. Daqui em diante nao faltam por ai festejos, Senão for assim, andamos sempre com a tristeza amarrada aos nossos rostos, e lá se vai a nossa saúde mental com o aparecimento de depressões e outras doenças, de que não necessitamos. Para bem longe com elas e venham as festas...

Offline Amália

  • Visitante pouco participativo
  • *
  • Mensagens: 26
Re:Festas de São Gonçalo vistas da minha janela (Gaia)
« Responder #5 em: Janeiro 14, 2014, 08:57:11 pm »
Obrigada pelas mensagens de parabéns, gostei muito de todas!
Especial agradecimento aos meus padrinhos!
 :-* :-*
Amália

PARABENS AMIGA URZE E FELIZ ANO 2014 A TODOS VÓS!