www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Em Magueija dão-se Escolas?  (Lida 15151 vezes)

0 Membros e 9 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline estouaver

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 525
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #45 em: Novembro 23, 2013, 02:38:49 pm »
 
                                           Meu caro Manuel

Quanto a associações e fundações, muito haveria para discutir, pois a nível nacional, muitas apenas existem para criar clientelismo á custa do erário público. No entanto, o que aqui se debate é local, tendo em conta as dimensões de Magueija.
  Não se pode avaliar um bem para a população pela quantidade, mas sim pelo seu custo e o benefício que dai resulta.
 Da ASCDM, já conhecemos um pouco do seu desenvolvimento e suas actividades, sem custos para o erário publico. A banda, com a sua especificidade mesmo tendo algum peso económico, continua a ser uma referência da freguesia, cuja ocupação das gentes mais novas só por si têm um valor incalculável.
  Das restantes, pouco ou nada se conhece, quer a nível de despesa ou beneficio para a maioria do seu povo. Se assim é: Porque não questionar a sua utilidade?
 Acaso a freguesia é tão rica, que não tem necessidade de questionar os seus gastos?

« Última modificação: Novembro 23, 2013, 02:39:43 pm por estouaver »

Offline Pipa

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 29
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #46 em: Novembro 23, 2013, 04:56:07 pm »
Boa tarde... lendo todos os comentários, fiquei com algumas dúvidas.
Pensava que as associações locais se financiavam a si próprias.
Alguém me pode esclarecer quais as que dependem da junta, uma vez que perguntam se a junta é assim tão rica?!
Fico a aguardar.
Obrigada

Offline estouaver

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 525
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #47 em: Novembro 23, 2013, 05:54:35 pm »
                                                                 Meu caro Pipa
  Mais que saber quais as associações que dependem da junta, melhor seria saber de que dependem, ou se dependem, pois ai terminariam as especulações. Nada tenho contra as associações desde que as mesmas não dependam dos meus impostos, e se isso acontecer, saber se os fins justificam os meios.

Offline Pipa

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 29
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #48 em: Novembro 23, 2013, 06:31:46 pm »
Se tinha dúvidas, com elas fiquei..obrigada na mesma..

Offline MANUEL

  • Utilizador frequente
  • ***
  • Mensagens: 137
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #49 em: Novembro 23, 2013, 08:23:42 pm »
Vamos lá ver!?

Queria ajudar mas assim não posso!

Pipa!

..." Pensava que as associações locais se financiavam a si próprias. "

Estamos a falar de quê? De associações, com ou sem fins lucrativos?!


..." Alguém me pode esclarecer quais as que dependem da junta, uma vez que perguntam se a junta é assim tão rica?!..."

Somos de Magueija ou não!? Toda a gente que saiba ler e escrever, sabe, hoje, o que por lá se passa nos últimos anos!...

 
 

Offline MANUEL

  • Utilizador frequente
  • ***
  • Mensagens: 137
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #50 em: Novembro 23, 2013, 09:15:23 pm »
Amigos Pipa, José, Vitor e Estouaver, sem querer ferir sensibilidades pergunto!?

Ao criar uma associação sem fins lucrativos, de qualquer âmbito, se não pensassem seriamente, antes de tudo o mais, numa sede, nos equipamentos necessários, no valor das cotas, como iriam ou não suportar os encargos com as atividades planeadas!?
Numa associação sem fins lucrativos, sem cotas, sem sede e sem receitas próprias, iriam ou não, estar à espera que a Junta de Freguesia e a Câmara, Vos disponibilizassem a qualquer hora viaturas, pessoal assalariado, equipamentos, Vos concedessem um subsídio anual e vos arranjassem e equipassem uma sede!!
Numa associação sem fins lucrativos, sem sede e sem equipamentos, Vocês iriam ou não, deixar que os associados depois de suprir despesas, dividissem entre si no final da época as receitas sobrantes. Uma mistura de dinheiro de cotas, de subsídios das autarquias, donativos, de vendas de rifas, de sorteios e de venda de bebidas!!
Numa associação dita, sem fins lucrativos, sem cotas, sem sede e sem receitas próprias, Vocês aceitariam ou não, que os próprios associados atuassem ou prestassem serviços em qualquer cenário cultural ou desportivo já a contar com dividendos financeiros e proveitos pessoais!!
Pensem bem!
Criariam ou não uma associação destas sem fins lucrativos: sem cotas, sem sede e sem receitas próprias!?

« Última modificação: Novembro 23, 2013, 09:34:24 pm por MANUEL »

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #51 em: Novembro 23, 2013, 09:37:52 pm »
Olá amigos!

Boa noite a todos!

Ó Manuel você é um "romântico!!

Então eu ia criar uma associação sem fins lucrativos, para andar na pedincha!
Então eu ia criar uma associação sem fins lucrativos, e se desse lucros, dividia o dinheiro por mim e pelos amigos!
Então eu ia criar uma associação sem fins lucrativos, sem antes ter uma sede para desenvolver as atividades!

Numa associação sem fins lucrativos se os sócios não partilharem tarefas, atuações e custearem com amor, carinho, engenho e arte, ou seja, criativamente as atividades, não há atividades... Ponto final!


Offline Pipa

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 29
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #52 em: Novembro 24, 2013, 04:44:11 pm »
Afinal o amigo Vítor pensa como eu. As associações se não se financiam a si próprias, deveriam financiar-se!!

Offline Jaime

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 65
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #53 em: Novembro 24, 2013, 07:16:53 pm »
Boa noite Magueija.

Olá Pipa! Concordo consigo, as associações, fundações, e tudo o que termina em "ões" têm de ser autossustentáveis!
Houve uma época, em que todas "vedetas" do nosso país criavam fundações. O objetivo era sempre o mesmo, sacarem uns valentes "cobres" aos contribuintes. Parece que isso agora está mais controlado, se não o “bochechas” não anda aí nas conferências…
Mas será que agora a moda são as associações?
Pipa, se isso der dinheiro criamos já uma!  ;)

Estou bastante intrigado, só conheço as atividades de três associações da minha terra.

Uma é a banda, já bastante conhecida por todos nós. No entanto, esta é uma associação com fins lucrativos! Estarei enganado? Assim sendo não tem ajudas, penso eu!

Outra associação é a ASAMIRB. Embora permaneça fechada na gaveta  todo o ano, no mês de janeiro, lá "mata" a fome à população com o porquito que... quem é que paga o porco?

Por último a ADSCD que parece estar em grande! De um momento para o outro aparece e começa a fazer tudo o que é possível e o que parecia impossível! Navegando no tópico desta associação aqui do fórum pode-se observar um extenso rol de atividades já desenvolvidas. Até transmissão em direto dos eventos fazem! Tudo muito bonito, mas pergunto, quem pagou isto tudo?

As outras duas associações, nunca ouvi dizer que tivessem promovido alguma coisa! Assim sendo também não precisam de verbas. Mas já agora, que associações são essas?

Espero não ter tocado em “feridas”.

Uma boa e santa noite para todos.
« Última modificação: Novembro 25, 2013, 11:04:26 pm por Tulipa »

Offline LM

  • www.magueija.com
  • Administrador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1628
    • Lino Oliveira - Photography
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #54 em: Novembro 25, 2013, 09:22:11 pm »
Olá Jaime,

Tem feito umas questões muito oportunas contudo, muitas das quais ninguém lhe sabe responder!
Como mencionou na sua intervenção, as transmissões em direto, nos eventos da ADSCD, talvez eu o consiga esclarecer sobre esse assunto.
Todas as transmissões realizadas em direto, de todos os eventos em Magueija foram suportados pelo Magueija/Fórum ou Magueija.com, como lhe queiram chamar.
O Magueija/Fórum ou Magueija.com não é nenhuma associação nem fundação. Também não recebe qualquer tipo de subsídio para a sua existência. Mas, também nunca o solicitou… Enquanto todos tivermos saúde, não será necessário verbas para a existência do Magueija/Fórum.
Aqui, no Magueija/Fórum, o que nos move, sustenta e une são os valores transmitidos pelos nossos antepassados. A amizade, a solidariedade, o respeito, a honestidade e a sinceridade são alguns desses valores.
Assim, nos nossos encontros, nas nossas atividades ou nas nossas participações contamos com muito voluntariado e espírito de partilha. Foi este o espírito que nos foi transmitido pelos nossos antepassados. Somos assim… Somos da nova União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca!

Saudações
« Última modificação: Novembro 25, 2013, 11:02:34 pm por Tulipa »
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline Pretarouca

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2397
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #55 em: Novembro 25, 2013, 09:30:21 pm »
Olá!!!
Tem-se falado tanto de associações, fundações, tudo para o bem do povo, que me lembrei que talvez fosse interessante criar uma ou mais confrarias, é mais fino. :D
Podia criar-se a confraria da "castanha", "da noz", "dos gasalhos", "dos milhos" da "Trutas do Balsemão", etc.
Isso criaria emprego, ajudaria a desenvolver e a enriquecer a aldeia, digo eu...
« Última modificação: Novembro 25, 2013, 09:53:12 pm por Pretarouca »

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #56 em: Novembro 26, 2013, 10:37:28 am »


  Amiga Pretarouca:

   A ideia de confrarias tambem nao estao mal pensadas. Ate poderiam encomendar os trajes dos  confrades a costureiras e alfaiates, penso que ainda os há,de Bigorne,Magueija e Pretarouca, talvez ficassem mais baratos do que em Campo Bem Feito. 

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #57 em: Novembro 26, 2013, 12:22:52 pm »
Olá!

Bom dia!

Deixo este apontamento do Site da "nossa" Associação: adscd@magueija.com

Se é Magueijense ou mero simpatizante, natural ou residente no País ou no estrangeiro, se gosta das nossas atividades sociais, culturais e desportivas,  se se preocupa com os outros, com o desenvolvimento da sua aldeia e com as instituições de apoio social e solidária, saiba que pode ser recompensado.

 Se está ausente, longe da sua terra, ou no estrangeiro, se quer saber notícias de seus pais, ou de seus familiares ou novidades da sua aldeia, inscreva-se como sócio, dê um donativo e ajude esta Associação. Em contrapartida, elementos desta Associação farão visitas assíduas, darão o apoio tido por necessário e, através deste meio virtual, levarão até vós notícias com reportagens diretas por videoconferência sobre seus pais, avós ou outros familiares.

Se é residente na aldeia, tem produtos agrícolas em excesso e quer vendê-los, como: castanhas, batatas, abóboras, cebolas, frutas ou hortaliças, inscreva-se como sócio, dê um donativo regular e ajude esta Associação e, como contrapartida, temos meios de receber e escoar esses produtos.

A verdade é que partilhar uma parte do seu bem-estar com os outros, pode não só dar um sentido à sua dinâmica e filosofia de vida, como permitir que o Estado reconheça esse gesto.

Por exemplo, se pretende fazer donativos durante o ano para  esta instituição, que você reconhece e respeita, e que faz um trabalho que merece o seu apoio em dinheiro, poderá deduzir parte desse montante na hora de entregar da declaração de IRS anual.

Magueija agradece.


Offline Pipa

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 29
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #58 em: Janeiro 09, 2014, 01:15:19 pm »
Boa tarde…
É de lamentar os comentários que se fazem sobre a nossa freguesia na vizinhança.
Qual não é o meu espanto quando numa ida à cidade de Lamego, enquanto tomava o meu café, ouço falar sobre a nossa freguesia, mas lamentavelmente pela negativa.
Comentavam que Magueija sempre foi considerada no concelho um exemplo a seguir, pois estava sempre no topo. Agora é conhecida pela falta de educação e respeito de algumas pessoas e o mais triste ainda, acompanhadas pelo Senhor Presidente da Junta nas idas à Assembleia Municipal onde, pelo que se diz, a falta de educação foi total.
Será que o Senhor Presidente não consegue resolver estes conflitos de outra forma?
Será que o Senhor Presidente já pensou em reunir todos os responsáveis das Associações locais para resolverem o problema da melhor forma possível???
Há que pensar nisso!!
Não considerem este meu comentário como uma ofensa, mas de facto fiquei triste com o que ouvi, pois desconhecia tais atos, achando que deveria haver outras formas de resolver a situação.

Offline Luis

  • Utilizador frequente
  • ***
  • Mensagens: 132
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #59 em: Janeiro 09, 2014, 02:37:44 pm »

MAGUEIJA no topo?
Em quê?
No abandono do seu património?
Na fuga do médico?
No fecho do Centro de Dia do Cabeço?
No desdém pela grande maioria da sua população e descarada protecção a uns quantos - sempre os mesmos?

O amigo Pipa não deve andar a ver o mesmo filme que nós, residentes.
Por algum motivo quisemos mudar de administração.
3 meses depois já critica o Presidente da Junta?
Quantos e quais os reparos que fez ao anterior executivo, durante 20 e tantos anos?
Tem interesses em perigo?
Ou está a ser pago para levantar poeira?

Os fregueses da UFBMP têm ido defender o que lhes pertence.
Se o senhor PRESIDENTE DO MUNICÍPIO deve favores à Presidente cessante, pode pagar-lhe do seu bolso.
Não deve usar bens públicos para alimentar associações que nada têm feito em prol de Magueija.
Quem não se sente, não é filho de boa gente.