www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Efemérides do dia...  (Lida 16318 vezes)

Offline Malmequer

• Moderador
  • Utilizador muito participativo
Re:Efemérides do dia...
« Responder #90 em: Novembro 05, 2014, 12:32:56 pm »
A Sério, José Pereira? Realmente, hoje a rádio comercial também se saíu com essa!
Mas que bem! Uma honra para as Eugénias e Eugénios deste Fórum, terem o seu dia logo a seguir ao de S. Francisco de Assis!

« Última modificação: Novembro 05, 2014, 12:37:27 pm por Malmequer »

Offline Pretarouca

• Colaborador
« Responder #91 em: Novembro 05, 2014, 09:53:22 pm »
Olá!!!

Então tudo de bom para os Eugénios e Eugénias
e,
para as Efigénias, também conhecidas por Eugénias ;D

Boa noite!

Offline Orquídea

• Moderador
« Responder #92 em: Novembro 13, 2014, 08:55:28 pm »

Hoje é o DIA MUNDIAL DA GENTILEZA

Olá gentis amigos
Venho, muito gentilmente, desejar a todos os meus amigos um bom serão, seguido de uma noite tranquila e repousante.
E...não se esqueça: GENTILEZA GERA GENTILEZA  :) :)

Offline Pretarouca

• Colaborador
« Responder #93 em: Novembro 13, 2014, 11:44:27 pm »
Olá!!!

Obrigada, amiga Orquídea, pela sua gentiliza!
Tenha uma Boa Noite!

Boa Noite a todos!

Offline Britiande

« Responder #94 em: Novembro 14, 2014, 12:08:25 am »

Boa noite!

Dá que meditar o texto que a amiga Orquídea, muito gentilmente aqui trouxe! Fixei particularmente este estracto:

(... Use palavras mágicas... ou elogie, por menor que seja o motivo...)!

Sábias palavras!..Quando praticadas!..
« Última modificação: Novembro 14, 2014, 12:09:51 am por Britiande »

Offline Trevo

• Moderador
« Responder #95 em: Dezembro 04, 2014, 03:57:33 pm »
Amanhã, 5 de Dezembro, celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado

Reflitamos com o Papa Francisco sobre o assunto:

“Há tanta necessidade de testemunhar o valor da gratuidade: os pobres não se podem transformar numa oportunidade de lucro”, alertou Francisco, no discurso que proferiu na sala Paulo VI.

“A solidariedade é um modo de fazer a história com os pobres, rejeitando supostas obras altruístas que reduzem o outro à passividade”, declarou, definindo os voluntários como “agentes de paz e artífices de justiça”.

Francisco falou ainda da fome e das guerras, que obrigam milhares de pessoas à fuga e, sobretudo, deixam as crianças em campos de refugiados sem “alimento, liberdade e futuro”.

Em conclusão, O Santo Padre recomendou que os voluntários cristãos se empenhem na oração diária, a “força nos momentos mais difíceis, de desilusão, de solidão e de incompreensão”.

« Última modificação: Dezembro 04, 2014, 04:12:08 pm por Trevo »

Offline Orquídea

• Moderador
« Responder #96 em: Dezembro 04, 2014, 09:23:05 pm »

Boa noite, Trevo!

Obrigada pela informação.
Sábias palavras do Papa Francisco! Não são palavras à toa, mas sim palavras de quem conhece a realidade.
A imagem que nos deixou demonstra bem as carências de toda a ordem que grassam neste mundo onde vivemos e
as crianças são as primeiras vítimas.
A acção dos voluntários é da maior importância, pois é graças a eles que muitas dessas carências são minimizadas.
Todos somos chamados ao voluntariado.
Todos somos chamados a ser "agentes de paz e artífices de justiça".

:-* :-*

Offline Orquídea

• Moderador
« Responder #97 em: Janeiro 11, 2015, 06:33:45 pm »
Olá, boa tarde a todos!

Neste domingo, a liturgia da Igreja celebra o Batismo de Jesus.

"Contam-nos os Evangelhos que Jesus saiu da Galiléia e foi ao Rio Jordão a fim de ser batizado por João.  Este episódio marcará o início da vida pública de Jesus, ou seja, de Sua vida conhecida e relatada pelos evangelistas.
João Batista espanta-se com o pedido de Jesus, pois sabia quem Ele era. Jesus não precisava de ser batizado para conversão de seus pecados, porque Nele não habitava o mal. Mas quis ser batizado para mostrar que estava junto do povo peregrino e sofredor.  Quis estabelecer, desde logo, um vínculo de proximidade com aquela gente infinitamente amada por Ele.
Ser batizado é ser responsável pela construção do Reino de Deus.  É uma marca que jamais sairá de nossas vidas e corações.  Pelo batismo nos tornamos membros da Igreja de Deus".

Hoje, na celebração eucarística em que participei, o celebrante deixou no ar esta interrogação:
Quem se lembra do dia do seu batismo?
Escusado será dizer que muito poucos dos presentes sabiam responder a esta pergunta e eu, infelizmente, também estou  incluída nesse número. No entanto, seria bom que todos nós celebrássemos esse dia tão importante nas nossas vidas.
Eu sou do tempo em que as crianças recém-nascidas eram batizadas poucos dias após o nascimento, pois havia o receio de poderem falecer sem esse sacramento. Hoje tudo é diferente. O dia do Batismo é planeado com antecedência e festeja-se como um acontecimento importante na vida da criança. Este dia fica devidamente registado na cédula individual do batizando.    
« Última modificação: Janeiro 11, 2015, 06:35:00 pm por Orquídea »

Offline Trevo

• Moderador
« Responder #98 em: Janeiro 11, 2015, 11:23:52 pm »
Jesus disse: “Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Leia na Bíblia, no Evangelho de São Mateus, o Capítulo 3, Versículo 13.

Tem razão Orquídea, o dia do nosso Baptismo devia ser uma data a assinalar todos aos anos porque é
o sacramento pelo qual nascemos para a vida e nos tornamos filhos de Deus. É o fundamento de toda a vida cristã,  que dá acesso aos outros sacramentos.Um compromisso com Deus e com a Sua Obra!
Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus
« Última modificação: Janeiro 11, 2015, 11:25:07 pm por Trevo »

Offline Orquídea

• Moderador
« Responder #99 em: Janeiro 13, 2015, 05:53:18 pm »

Olá Trevo!

A vela é um dos símbolos do Batismo.
Na cerimônia do Batizado, o celebrante convida os Pais a acenderem no Círio Pascal a vela da sua criança e ele reza a oração: “Pais e Padrinhos, esta luz vos é entregue para que a alimenteis. Por isso, esforçai-vos para que esta criança caminhe na vida iluminada por Cristo, como filho da luz. Perseverando na fé, possa com todos os santos ir ao encontro do Senhor, quando Ele vier. Recebei a luz de Cristo!”

Conheço pessoas que acendem a vela do seu batismo no dia do seu aniversário.
Penso que é um gesto importante e muito significativo, pois  não só celebra o nascimento para a vida terrena como o nascimento para a vida espiritual.

Saudações a todos 

Offline Pretarouca

• Colaborador
« Responder #100 em: Janeiro 29, 2015, 09:41:28 pm »
Olá!!!

Atualidades: :D

A 29 de Janeiro:

1892 – D.Carlos cede 20 por cento da sua dotação para controlo do défice das contas públicas.

1894 – Manifestações das associações comerciais e industriais de Lisboa, contra a política fiscal do Governo de Hintze Ribeiro.

Offline Trevo

• Moderador
« Responder #101 em: Janeiro 30, 2015, 08:26:27 pm »
Hoje, 30 de Janeiro, é o dia da SAUDADE!

A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas na nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:

Saudade: Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ; nostalgia.

Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido.

Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças doloridas.

« Última modificação: Janeiro 30, 2015, 08:28:33 pm por Trevo »

Offline Britiande

« Responder #102 em: Fevereiro 03, 2015, 03:36:07 pm »
Boa tarde,

Neste dia 3 de Fevereiro, a Igreja Católica celebra - São Brás-

A vida e a obra de São Brás atingiram uma tal notoriedade que ainda hoje atraem a profunda fé e a admiração popular. É venerado no Oriente e Ocidente com a mesma intensidade ao logo de séculos, e até actualmente, mães aflitas recorrem à sua intercessão quando um filho se engasga ou apresenta problemas de garganta. A bênção de São Brás, procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo, é ministrada nesta data em muitas igrejas do mundo cristão.

O milagre a si atribuído, quando foi levado preso, para depois ser torturado, é dos mais conhecidos em todo o mundo. Consta que uma mãe aflita lançou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este levantou-se imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.

São Brás nasceu na Arménia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos e por essas virtudes foi nomeado bispo de Sebaste, no século III. Também sabemos que, apesar de aqueles anos marcarem o fim das grandes perseguições aos cristãos, muitos ainda foram torturados e mortos à mão dos poderosos perseguidores pagãos.

São Brás abandonou o bispado e protegeu-se na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho da sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.
Muitas tradições envolvem os seus prodígios, graças e o seu suplício. Conta-se que a fama da sua santidade percorreu todo o mundo ainda enquanto vivia e a sua morte foi impressionante.

O bispo Brás teria sido terrivelmente flagelado e torturado, sendo por fim pendurado num andaime para morrer. Mas como isso não acontecia, primeiro descarnaram-lhe os ossos com pentes de ferro. Depois tentaram afogá-lo duas vezes e, frustrados, degolaram-no para ter certeza da sua morte.

O corpo do santo mártir ficou guardado na sua catedral de Sebaste da Arménia, mas no ano 732 uma parte das suas relíquias foram embarcadas por alguns cristãos arménios que seguiam para Roma. Entretanto uma repentina tempestade interrompeu a viagem, na altura na cidade de Maratea, em Potenza; e ali os fiéis acolheram as relíquias do santo, numa pequena igreja, que depois se tornaria sua actual basílica e a localidade receberia o nome de Monte São Brás.

Mais recentemente, em 1983 no local da igrejinha inicial foi erguida uma estátua de São Brás, com a altura de vinte e um metros. Como antes referi, do Oriente ao Ocidente, todo mundo cristão inclina-se à devoção de São Brás dando nome ainda hoje, a cidades e locais, para lhes render homenagem e veneração.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2015, 03:55:20 pm por Britiande »

Offline Orquídea

• Moderador
« Responder #103 em: Fevereiro 03, 2015, 04:43:19 pm »

Boa tarde a todos.

Amigo Britiande, gostei muito da sua descrição sobre a história de S. Brás, o santo deste dia 3 de Fevereiro.
Obrigada pela partilha que a todos enriquece.
A propósito deste Santo, vem-me sempre à memória uma pequena história que se passou comigo quando era criança. Penso que já não é a primeira vez que a conto, mas...ainda assim, volto a lembrá-la.

Não sei se é do conhecimento de todos que S. Brás é o padroeiro de Meijinhos, uma povoação que fica do lado de lá do monte de Além do Rio, ali perto de Lazarim. Pois bem: a minha saudosa madrinha tinha um problema de garganta e resolveu fazer uma promessa a S. Brás - ir a pé, de Magueija a Meijinhos, sem falar, na companhia da afilhada. Nesse longínquo dia, lá vou eu acompanhar a minha madrinha, descendo primeiro até ao Balsemão e subindo depois toda a encosta do monte de Além do Rio. A certa altura, as minhas frágeis pernas de criança começaram a dar sinal de cansaço.Eu olhava para a minha madrinha mas ela não me dizia nada, ia num silêncio profundo, pois era esse o compromisso dela perante o Santo. Eu não tinha outro remédio senão caminhar, caminhar até que chegámos ao cimo do monte e dali já se avistava a tal povoação. A minha madrinha, querendo que eu me apercebesse que já estávamos perto, pegou em mim ao colo, colocou-me em cima de um penedo de onde se via já a igreja e apontou com o dedo sem dizer uma palavra... Claro que percebi o gesto e daí a minha alegria por já estar prestes a acabar aquele meu "calvário". Caminhámos mais um pouco e lá conseguimos chegar para cumprir a promessa feita. Lembro-me que, no regresso, a distância percorrida pareceu-me menos de metade do que aquela que tínhamos calcorreado em silêncio.
Era esta a história que tinha para vos contar a respeito de S. Brás, cuja festa se celebra hoje.

Saudações a todos e continuação de boa semana.  :)

Offline Pretarouca

• Colaborador
« Responder #104 em: Fevereiro 04, 2015, 10:21:30 pm »
Olá!!!

Gostei da História sobre S. Brás e da história deixada pela amiga Orquídea.
Não deve ter sido nada fácil fazer o percurso a pé e em silencio de Magueija até Meijinhos, para lá do monte da cambada!
Pelo que vi no"face este ano a animar a festa em honra de S. Bras, esteve a banda de Magueija -+~+

O nome deste Santo recorda-me o saudoso padre Bras, pároco de Magueija e Pretarouca.

Hoje, 4 de Fevereiro, Celebra-se o dia de S. João de Brito.

Este Santo, nasceu em Lisboa no dia 1 de Março de 1647.
Sacerdote da Companhia de Jesus, embarcou para as missões da Índia, onde trabalhou no meio de grandes sofrimentos e perseguições, mas também com grande fruto apostólico.
No dia 4 de Fevereiro de 1693 alcançou a glória do martírio.

Em 1982, em Lisboa, João Paulo II, no seu discurso aos jovens:

" Como não lembrar, entre outros, aqui em Lisboa, o exemplo de S. João de Brito, jovem lisboeta que, deixando a vida fácil da Corte, partiu para a Índia, a anunciar o Evangelho da salvação aos mais pobres e  desprotegidos, identificando-se com eles e selando a sua fidelidade a Cristo e aos irmãos com o testemunho
do martírio?..."