www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Emergência - Por uma boa causa...  (Lida 42347 vezes)

Offline Tulipa

• Moderador
  • Utilizador muito participativo
Emergência - Por uma boa causa...
« em: Setembro 02, 2010, 09:21:44 pm »
Olá Amigos!

A notícia que quero passar...

Chegou ao meu conhecimento que uma criança chamada - João André -,   filho duma nossa conterrânea, está com uma rara “leucemia” e, precisa dum transplante de medula óssea urgente.

Presentemente encontra-se internado no IPO em Lisboa no hospital Francisco Gentil.
A família está a mobilizar todos os meios, para que apareça alguém, cujo sangue seja compatível com o dessa criança.

Para isso, vários hospitais do País já estão preparados e sensibilizados, no sentido de recolher sangue. Esse apelo está a ser feito pela família a nível internacional. A família também já fez exames e aguarda os resultados.

O hospital de Lamego vai estar propositadamente disponível, no dia 11 deste mês, para obter sangue de todos aqueles que, generosamente, queiram contribuir para salvar esta criança.

Como já disse, são vários os hospitais do País que estão a ser mobilizados para socorrerem e salvarem esta vida ainda tão jovem!  

Brevemente, uma nova participante deixará mais pormenores sobre este emergente tema.

« Última modificação: Setembro 02, 2010, 09:34:46 pm por LM »

Offline Orquídea

• Moderador
Re:Emergência - Por uma boa causa...
« Responder #1 em: Setembro 02, 2010, 10:24:46 pm »

Esperamos que encontrem rapidamente um dador compatível.
Aos pais da criança, uma palavra de esperança e de coragem.
Muita força e pensamento sempre positivo.
Estamos todos a torcer para que o vosso filho ultrapasse, o mais rápido possível, esta fase difícil.

Um grande abraço de solidariedade
« Última modificação: Setembro 02, 2010, 10:34:44 pm por 117 »

Offline camélia

• Visitante participativo
  • **
Re:Emergência - Por uma boa causa...dar sangue
« Responder #2 em: Setembro 02, 2010, 10:55:41 pm »
Olá amigos!

Para começar parabéns para todos os que contribuíram para este espaço.

medulaparaojoao: Salve o João
medulaparaojoao.blogspot.com
medulaparaojoao: Salve o João

OLÁ, EU SOU O JOÃO ANDRÉ, TENHO 9 ANOS E TENHO LEUCEMIA.

FOI-ME DIAGNOSTICADA A DOENÇA A 15 DE JULHO DE 2010 E ESTOU NO IPO (INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA FRANCISCO GENTIL) DE LISBOA .

A MINHA LEUCEMIA É RARA, TÃO RARA QUE SÓ FICO BOM COM O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA.

SER DADOR NÃO DOI E PODE SALVAR A MINHA VIDA E A VIDA DE OUTROS MENINOS COMO EU.
Aqui está mais uma conterrânea;n sabia da existência deste espaço e estou contente por te-lo descoberto.Tenho pena q seja nesta circunstância mas vou aproveitar este espaço para fazer um apelo:

O joão André tem nove anos e a única hipotese de continuar a viver é fazer um transplante de medula;por isso venho apelar a todos aqueles que lerem esta mensagem para ajudarem o João bem como outras crianças;para isso basta que deem um pouco do vosso sangue para ser analizado; quem sabe entre nós poderá estar um q seja compatível e a possa salvar.Por favor no dia 11 de Setembro o hospital de Lamego vai ter uma equipa vinda do Porto para recolher sangue de todos os que possam e queiram ajudar a salvar esta criança.
A recolha será feita na sala de reuniões do departamento de formação das 10 horas às 16 horas

Dar sangue não dói ,não custa nada e pode salvar vidas seja ddador quem sabe não precisemos nós dele um di. Desde já um obrigado a todos.

Caso queiram contactar  com a família aqui deixo o nº do telemóvel: 96 385 551
« Última modificação: Setembro 02, 2010, 11:15:32 pm por Tulipa »

Offline 117

• Moderador
« Responder #3 em: Setembro 02, 2010, 11:10:05 pm »

Nestas ocasiões não se deve olhar para trás.
Estou seguro que alguns participantes vão comparecer no Hospital de Lamego.
Os bancos de dados não fazem milagres.
O nosso sangue pode não ser compatível com o do João, mas pode vir a ser útil para outros doentes.
Nada custa e ... podemos salvar alguém.
Força JOÃO!

Offline rabeca

« Responder #4 em: Setembro 02, 2010, 11:29:17 pm »
OLÁ JOÃO!

TENHO ESPERANÇA QUE RAPIDAMENTE ESTA DOENÇA SEJA DEBELADA CONFIA EM DEUS ELE VAI-TE AJUDAR … E VAIS CERTAMENTE ENCONTRAR UM DADOR COMPATÍVEL.
MUITA CORAGEM PARA TODOS OS FAMILIARES.

Offline Vitor

• Colaborador
« Responder #5 em: Setembro 02, 2010, 11:32:06 pm »
Olá rapaziada!

Olá João André e família…

Fiquei sensibilizado com a inesperada notícia que li sobre o João André.
O João André pode contar comigo.
Lá estarei no dia 11 no hospital de Lamego, para disponibilizar sangue.
Muita força e esperança para a família.
Deus é grande e temos de confiar Nele.

Um abraço de solidariedade para toda a família.

Offline LM

• www.magueija.com
  • Administrador
    • Lino Oliveira - Photography
« Responder #6 em: Setembro 02, 2010, 11:46:55 pm »
Olá!

Esta causa é uma das mais comoventes. Apesar de não ser connosco acredito que nos toca a todos.

É uma dor muito grande quando se olha para um doente, com esta patologia, mas muito maior é quando se trata de uma criança, que tem o futuro inteiro pela frente.
Com fé acredito que iremos, juntos, conseguir salvar o João.

Tenho muita pena, mas no dia 11 não vou poder estar em Lamego para doar o sangue. Mas gostaria muito de ajudar. Será que não poderei ir ao centro de saúde, onde me encontro actualmente, e dizer que quero participar nesta causa? E com esta atitude não poderei também ficar registado no banco de dadores nacional e internacional?

É um acto que não me custa nada e poderá salvar uma, ou mais, vidas.
Aguardo uma resposta de quem me souber informar.

Saudações e muita força...
« Última modificação: Setembro 02, 2010, 11:47:38 pm por LM »
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline Cátia

• Visitante participativo
  • **
  • Um dia de cada vez...
« Responder #7 em: Setembro 03, 2010, 12:07:53 am »
Olá!

Não poderia ficar indiferente a esta causa. Muito jovens estão a passar pelo mesmo e há que consciencializar todo o mundo para ajudar.
Eu gostaria muito de poder contribuir também, mas não me será possível estar presente no dia 11 por Lamego.

Respondendo ao nosso amigo LM...
Andei a fazer uma pesquisa e eis o que encontrei:
"Os laboratórios responsáveis pelo processo de análises para averiguar a futura compatibilidade entre dadores – tipagem – e estudo imunológico, são os centros de Histocompatibilidade do Sul, do Norte e do Centro, sendo que o do Sul é o organismo do Ministério da Saúde que articula os três centros (Lisboa, Porto e Coimbra), que no seu conjunto formam a Lusotransplante.
Se tem entre os 18 e 45 anos pode inscrever-se num dos 3 Centros de Histocompatibilidade do país. Não poderá ter historial clínico de coração, doença cancerosa ou sida.
Ser-lhe-á retirada uma amostra de sangue, para análise virulógica e de ADN, de forma a tipar o material genético. Simultaneamente terá de preencher um questionário com informação adicional. Esta informação vai para a base de dados e, caso surja um doente compatível, nacional ou estrangeiro, o dador é contactado
."

Aconselho-o a ir ao centro de saúde e questionar se eventualmente conhecem esta causa. Depois é só dar um pouco do seu sangue e fica, segundo o que li, registado no banco nacional e internacional.
Espero que nesse centro de saúde seja possível recolher o seu sangue e depois ser enviado, pelas entidades competentes, para um desses 3 centros de Histocompatibilidade.

Mais acrescento, que já há muito tempo que andava para me associar a um destes bancos e, tudo farei para que não passe desta vez.
Espero, com fé, que o João ultrapasse toda esta dor, bem como toda a sua família e amigos. Muita força e coragem é o que desejo e que nunca desistam. E tal como diria o nosso saudoso António Feio “Aproveitem a vida…”

Até breve

« Última modificação: Setembro 03, 2010, 12:08:30 am por Cátia »

Offline 117

• Moderador
« Responder #8 em: Setembro 03, 2010, 09:24:10 am »

Quem puder, consulte WWW.MEDULAPARAOJOAO.BLOGSPOT.COM.
A seguir, entre no "Diário do João".
Os relatos daquela mãe tocam os corações mais empedernidos.
Esta criança está a sofrer muito e os familiares mais chegados precisam de apoio.
Ninguém ficará indiferente.
Uma palavra de coragem e solidariedade para todos quantos vivem este drama mais de perto.
Força JOÃO.
Estamos contigo!

Offline Orquídea

• Moderador
« Responder #9 em: Setembro 03, 2010, 11:10:34 am »
Bom dia João André!

Espero que tenhas passado uma noite tranquila e que neste dia estejas mais animado, pois encontraste aqui um grupo de amigos que estão contigo para o que der e vier. Os Joões são grandes valentões!!!
Sabes uma coisa? Eu também tenho um filho que se chama João e, até só por isso, já sou tua fã.

Olha, vê se achas graça a esta anedota para te rires:

Joãozinho chega a casa e entrega ao pai o recibo da mensalidade escolar. Diz o pai:
- Meu Deus, como é caro estudar nesse colégio!
Responde o Joãozinho:
- E olhe, pai, eu sou o que menos estuda da minha classe...

Vá lá, João, não te esqueças que rir faz bem à saúde.

Um beijinho grande desta tua nova amiga :-*
« Última modificação: Setembro 03, 2010, 11:12:41 am por Orquídea »

Offline Trevo

• Moderador
« Responder #10 em: Setembro 03, 2010, 02:32:21 pm »

Muitos beijinhos para o JOÂO! :-* :-* :-*
Muita FORÇA para os pais do JOÂO!

Em Lamego é no dia 11 de Setembro e nos outros Hospitais?

Offline LM

• www.magueija.com
  • Administrador
    • Lino Oliveira - Photography
« Responder #11 em: Setembro 03, 2010, 04:39:37 pm »
Olá amigos.

Hoje mesmo passei num Hospital e questionei sobre a possível colheita para análise.
Informaram-me que nesse Hospital tinham dois dias da semana (terça e quinta) para fazer a recolha, mas antes terei de passar por uma breve consulta médica. Depois, se estiver tudo bem, os meus dados ficarão numa base de dados nacional e internacional.
Julgo que noutros hospitais também devem haver a possibilidade de se fazer a recolha. É apenas uma questão de se perguntar.
Para a semana irei lá de novo nos dias estipulados para fazer as análises.

Saudações
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline Nelly Lopes

« Responder #12 em: Setembro 03, 2010, 06:19:15 pm »
estive a ler o diario do Joao e é impresionante, desejo que encontrem depressa um dador compativel estará nas  minhas orações e força mãe do Joao tenha fé ele vai conseguir

Offline Malmequer

• Moderador
« Responder #13 em: Setembro 03, 2010, 07:28:04 pm »

OLÁ JOÃO ANDRÉ !

Passei por este espaço para te dar um abraço muito muito apertado e dizer-te que te lembrarei todos os dias.
  Vamos todos ter pensamento positivo. Ok?
  MUITA FORÇA PARA TI E TEUS PAIS.
  Um grande beijinho

Offline Pioneiro

« Responder #14 em: Setembro 03, 2010, 09:46:33 pm »

Olá a todos
Peço a todos os que constituem este Fórum, que leiam este poema
dedicado ao João e se concentrem nele por uns breves momentos.

Rezemos todos uma oração
   Para que apareça um dador
   E salve o menino João
   Daquela tremenda dor

Saudações