www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Em Magueija dão-se Escolas?  (Lida 15258 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline estouaver

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 525
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #30 em: Novembro 21, 2013, 08:13:01 pm »
Lendo todos os comentários, o que parece transparecer do tempo das vacas gordas em Magueija, é que o dinheiro cujo fim lógico deveria ter sido utilizado em prol do bem da população, foi gasto em prédios inúteis, autênticos elefantes brancos, que ao que parece agora todos rejeitam.
 Eu pergunto; Será que os Magueijenses vão ficar condenados a que grande parte do orçamento da junta, seja desperdiçado na manutenção de tanto imóvel inútil, em vez de ser canalizado para o desenvolvimento de Magueija?
 Mais: Que dinheiros vão suportar tanta associação numa só freguesia ou será que estas se vão financiar por si próprias?
 Creio ter chegado a altura de todos os Magueijenses se interrogarem e decidirem o que realmente querem para a sua terra, sem esperarem decisões de terceiros, que de Magueija apenas conhecem a cor do dinheiro dos impostos que todos suportamos.
« Última modificação: Novembro 21, 2013, 08:15:12 pm por estouaver »

Offline Ligeira

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 476
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #31 em: Novembro 21, 2013, 08:44:06 pm »
Boa noite amigos!

Não, não vou pedir uma escola porque já tenho a escola toda.
O que poderia pedir era aquele “estreboilo” para transformar em fanicos, deixando passar a luz e o sol aos que moram nas traseiras desse mamarracho envidraçado.

Offline Pretarouca

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2397
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #32 em: Novembro 21, 2013, 09:46:16 pm »
Olá!!!

Nesta terra passam-se coisas estranhas!
E eu que pensava conhece-la!!!
Estou estupefacta!
Quatro associações em Magueija?
E associados?
Com tanta desertificação ainda há associados para tantas associações?
Já sabemos que locais para sede há-as em barda, as chaves é que não aparecem!
(Será desta que vão dar uso ao mamarracho de Vila Nova?)
Amigo Ligeira, então você queria implodir um edificio que custou os olhos da cara aos magueijenses e foi a menina dos olhos da anterior autoridade local? Olhe que o que está na moda em Magueija são associações, não implosões ou fundações,  ;)


« Última modificação: Novembro 21, 2013, 09:47:09 pm por Pretarouca »

Offline Jaime

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 65
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #33 em: Novembro 21, 2013, 10:27:39 pm »
Boa noite Magueija!

Quatro associações é pouco!
E a ASAMIRB que todos os anos mata o porquinho lá para os lados de Bigorne ou Pretarouca! Quer dizer, agora já é na UFBMP.
Cada associação tem a sua "loucura"...

Santa noite para todos.
« Última modificação: Novembro 21, 2013, 10:32:08 pm por Jaime »

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #34 em: Novembro 22, 2013, 10:57:01 am »

 Estouvar: 

  Tudo  se financia a si proprio.. O mais dificil esta no arranque. Pelos vistos sedes ja há. A asociaçao folclorica, fara o seu cachet para a sua manurençao. a ASCD de Magueija, angariaçoes de socios com quotas anuais mais ou menos simbolicas, porque a vida esta dificil para todos,  mas somos tantos magueijenses espalhados pelo pais e nao so, Ainda nao sou socio, mas ja abordei o assunto com o Vitor para o assunto.
 A banda filarmonica, sera a que mais pesa no orçamento mas tambem se devera arranjar.

Offline picoto

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 31
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #35 em: Novembro 22, 2013, 02:04:19 pm »
A banda filarmonica, sera a que mais pesa no orçamento mas tambem se devera arranjar.

Amigo JoséSilvaPereira, a banda pesa no orçamento? sempre julguei que era a que mais dava à freguesia.


Offline estouaver

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 525
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #36 em: Novembro 22, 2013, 04:05:16 pm »
Sendo eu desconhecedor do financiamento actual da banda ou outras instituições, não quero aqui assumir qualquer posição de possível custo-benefício. Estou no entanto de acordo com o amigo Picoto, quando diz a respeito da banda: (Sempre julguei que era a que mais dava à freguesia). Bom, se esse era, diz respeito ao passado que eu bem conheço, não tenho qualquer dúvida do quanto a banda deu a Magueija, uma vez que á custa do trabalho das direcções que por ali passaram e de todos os elementos que a compunham, deram notoriedade á freguesia a nível regional e nacional com a deslocação a Lisboa ao Zip-Zip, cujas custas dessa deslocação, foram suportadas pela banda e a estadia por cada um dos elementos que a compunham, sem qualquer subsídio de ninguém.
Tal como a formiga, sobrevivia com o que angariava durante o verão nas festas, cujo dinheiro depois de deduzida toda a despesa, era dividido pelos restantes elementos da banda.
Anos houve, que devido á compra de fardamentos ou instrumentos, o pouco que restava não fazia face á despesa que individualmente cada um nessa época suportou.    
« Última modificação: Novembro 22, 2013, 07:04:37 pm por estouaver »

Offline MANUEL

  • Utilizador frequente
  • ***
  • Mensagens: 137
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #37 em: Novembro 22, 2013, 04:46:44 pm »
Amigo Estouaver, temos aqui um tópico de interesse público que merece um debate pedagógico, curioso e oportuno:
As diversas associações constituídas por aí, devem ser vistas em várias vertentes, das quais se salientam: as lúdicas ou recreativas, as de interesse de promoção e defesa do património histórico e cultural duma aldeia e a as de interesse económico, com ou  sem fins lucrativos.
Qualquer conjunto de pessoas que se reúna com estes interesses comuns pode constituir uma associação. Muitas vezes, grupos de moradores, animadores de atividades recreativas e culturais ou amigos com projetos comuns encontram na criação duma associação a forma de se fazerem representar, defendendo e promovendo publicamente temas culturais, desportivos e históricos da sua aldeia.
Normalmente, estas organizações são desenvolvidas sem fins lucrativos, mas, quando os sócios pretendem ter lucro e dividi-lo entre si, efetuando contratos, prestando serviços e explorando negócios, devem enveredar pela criação de uma sociedade /empresa.

Certo ou errado!?


Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #38 em: Novembro 22, 2013, 05:23:21 pm »

 Amigo Manuel:

 Tambem estou de acordo consigo.No entanto quero esclarecer o meu ponto de vista.
  Pois a junta de freguesia nao tem arcaboiço para tanta associaçao, penso eu e ao dizer que a banda se financiava a si propria, eo Rancho Folclorico idem, nao constitui portanto entrave para a junta. Ja outras associaçoes sera diferente. Como ja nao moro em Magueija ha cerca de 50 anos, nao sei quais sao os orçamentos que tem e se dependem da junta de freguesia. Apenas comento o que ouço dizer.Espero um bom esclarecimento de quem sabe.
 Houve tempos em alem disto, ainda havia uma equipe de futebol que com pena minha desapareceu, eas deslocaçoes eram pagas em parte pela ex-Fnate e o resto pelo apuramento de alguns escudos dos jogos que se faziam ainda no Cabeço. Hoje háem Magueija um bom campo de futebol, embora mal situado, que nao foi cuidado e que hoje é mais um campo para a pastoricia, porque a anterior junta nunca se preocupou com a juventude de Magueija

 Um abraço

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #39 em: Novembro 22, 2013, 05:44:27 pm »
Olá amigos!

Para esclarecimento, vamos falar um pouco da Associação
Para o Desenvolvimento Social, cultural e desportivo
de Magueija adiante designada de “ADSCD


Magueija como todas as aldeias beirãs, possui um rico e extenso  património histórico, monumental, cultural e recreativo que poucos, até hoje, ousaram defender, promover, conservar e mesmo recrear.

A ADSCD, com seu grupo de animadores e técnicos com longa experiencia, para além, de ser um espaço aberto de encontro, de diálogo, de ideias de artes e de ofícios rurais, propõe-se desenvolver atividades:  teatro, danças, cantares, saberes e sabores rurais e diversas atividades lúdicas e desportivas. (Ver  mais adiante atividades 2012/2013)

A ADSCD foi criada com intuito de oferecer um palco às alternativas culturais e desportivas e a de manifestações singulares, não se esgotando no espaço físico da aldeia/Magueija, mas, expandindo-se, hoje, à nova União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca.

A ADSCD, surge na necessidade da existência de um “espaço” mais residente, gratuito e alternativo, onde para lém, da defesa e da preservação do património monumental, cultural e histórico da aldeia, as artes recreativas de fazer teatro, de dançar, de cantar, etc., se organizam, se envolvem e se completam revivendo e recreando o antigo quotidiano das aldeias e, como recordar é viver, dando ânimo e vida aos moradores da União de freguesias Bigorne
Magueija e Pretarouca.  

A associação ADSCD, também tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de formação. Para o que irá organizar workshops com temáticas que integram processos temáticos rurais formativos e criativos com apoio de Instituições Públicas.


« Última modificação: Novembro 22, 2013, 06:11:54 pm por Vitor »

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #40 em: Novembro 22, 2013, 06:11:09 pm »
,Olá amigos!

Para debate, aqui fica então o que fez a ADSCD, desde 1.07.2012 até 1.10.2014:

1 - Recreamos algumas das prinipais tradições do quotidiano da nossa antiga aldeia rural através da organização de momentos culturais e históricos rurais como:
A cegada
A desfolhada
As romarias
O magusto
O cantar dos reis
O jogar o entrudo

2 - Apoiamos e dimensionadas iniciativas infantis e juvenis de cariz paroquial:
3 - No Natal juntamos jovens de varias idades e, não só levamos a palco várias pequenas peças de teatro alusivas à quadra, como também,  ensaiámos e executamos cantigas e danças extraídas do quotidiano da nossa aldeia beirã.
4 - Na Páscoa foi trabalhada e levada a palco a peça de teatro “ Paixão de Cristo”
5 - Estivemos no fecho da catequese Paroquial e presentes na Barragem de Pretarouca com jogos tradicionais  e  equipamentos radicais: canoagem, bicicleta de água e slide;
6 - Convidamos,  soubemos receber e guiar pela freguesia visitas à nossa aldeia de grupos de conterrâneos ausentes pelo país e estrangeiro (2 Encontros Anuais);    
7 - Dispomos de um espaço único do tipo “quinta pedagógica”  e abrimos e levamos atermo um campo de férias, com atelieres culturais, aprendizagem de rendas e bordados e atividades desportivas.
8 – Para que nada se perca e tudo fique em memória futura, abrimos um espaço virtual aqui net:   http://www.adscd.magueija.com, onde se podem ver as fotos e os vídeos destas nossas atividades.

Estamos, já, à volta do próximo plano de atividades/2014 e desde já, com a ajuda de todos, prometemos melhorar..
« Última modificação: Novembro 22, 2013, 08:38:38 pm por Tulipa »

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #41 em: Novembro 22, 2013, 06:17:32 pm »
Olá Amigos!

Depois destas duas mensagens de esclarecimento sobre a "ADSCD" podem continuar o vosso debate!...

Eu sempre que possa ou pergunto, ou dou a minha opinião!

Um abraço.
« Última modificação: Novembro 22, 2013, 08:35:36 pm por Tulipa »

Offline Pretarouca

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2397
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #42 em: Novembro 22, 2013, 10:56:25 pm »
Olá!!

A associação ADSCD é por nós já muito conhecida e sabemos da sua enorme importância para as gentes de Magueija.
Acompanhámos a sua criação e temos tomado conhecimento das diversas atividades que tem desenvolvido e que o amigo Vitor aqui enumerou. Felizmente já tive a oportunidade de participar em algumas delas.
Parabéns, continuem...

De parabéns está também a Banda de Magueija.
Desde 1824 que enche de orgulho os magueijenses!
Uma associação a acarinhar!

Tenho o sonho de ver a banda de Magueija numa festa de Pretarouca!
Enquanto não temos dinheiro para lhes pagar...
(...para mim a melhor das que já ouvi)

http://www.mashpedia.com/videoplayer.php?q=6tGq9Or5fsI

Joana Silva a solo


« Última modificação: Novembro 22, 2013, 11:00:15 pm por Pretarouca »

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #43 em: Novembro 23, 2013, 10:20:39 am »

Isto é bairrismo, ao mesmo tempo que puxa pela sua antiga freguesia.
Nada a opôr, amiga Pretarouca.
A peça é da autoria de NUNO OSÓRIO, com origem repartida entre Pretarouca e Vila Nova.
Já a brilhante solista descende de Magueija Grande e das Dornas, em partes iguais.
A sua escolha foi milimétrica: enquanto aspira ver a AFBJM na Festa de São Nicolau, vai sugerindo que há nela sementes do seu burgo natal.
O seu pensamento, cara vizinha, vai sempre dois passos à frente do intelecto do comum dos mortais.
Parabéns pelo talento e perspicácia    -+~+     -+~+

Também fui espectador atento de algumas iniciativas da ADSCD, criada em Março de 2012.
Os animadores e responsáveis têm dado provas de muito empenho e devoção pelas tradições de Magueija.
Merecem esta palavra de congratulação e incentivo para o próximo plano de actividades, já na forja   -+~+     -+~+
« Última modificação: Novembro 23, 2013, 10:24:53 am por 117 »

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #44 em: Novembro 23, 2013, 12:55:32 pm »
   Vitor:
 
 Parabens, pela desenvolvimento e informaçao, que fazes  sobre a ASCDM. Ja conhecia algumas atividades e fico satisfeito por ver tantas outras, que com a ajuda e boa vontade de muitos residentes na nossa Magueija, conseguem levar a todos e nao so aos jovens, os meios necessarios  para que a UFBPM se mantenha unida dando a conhecer coisas novas e manter principalmente as tradiçooes dos nossos antepassados.
 O apoio à juventude é muito importante no nosso meio rural sem onerar o herario publico-a Junta.
 Ja em agosto mostrei interesse em me associar, e na prxima vez que for por aí tratamos disso, esperando que todos os membros deste forum façam o mesmo, pois so assim as coisas aparecem