www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Em Magueija dão-se Escolas?  (Lida 15256 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jaime

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 65
Em Magueija dão-se Escolas?
« em: Novembro 16, 2013, 09:22:51 pm »
Olá conterrâneos!
Que se passa por aí?
Que notícia é esta?

-------------------------------------------------------------------

Lê-se que estão a entregar escolas por aí. Não há nenhuma disponível para mim?

Obrigado e boa noite!
« Última modificação: Novembro 17, 2013, 10:55:02 pm por LM »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #1 em: Novembro 17, 2013, 01:44:54 am »
Não quero acreditar no que acabo de ler!

Então o presidente da Câmara de Lamego quer meter a democracia no bolso?

Haja paciência...

Que saudades que eu tenho da gente honrada de outros tempos... os meus!

Magueija acordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

Offline estouaver

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 525
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #2 em: Novembro 17, 2013, 12:06:43 pm »


A ser verdade tudo o que acabo de ler sobre Magueija, leva-me a apresentar aqui o mea culpa, por ter pensado erradamente num possível marasmo da freguesia.
 Com duas bandas, dois ranchos, duas associações,”duas juntas” claro, uma eleita democraticamente, outra ao que parece a querer ser eleita por usucapião, dá a ideia que Magueija esta a passar ao lado da crise. Pena como diz a Trevo, algumas pessoas não saibam aceitar a democracia ou seja a” força do povo”. Pelo que me é dado a observar, o novo Presidente vai ter uma tarefa árdua, para se impor como legítimo representante do povo de Magueija.

Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #3 em: Novembro 17, 2013, 04:04:56 pm »

  Amigos de Magueija, e ja agora Bigorne e Pretarouca.
 
  Em Magueija ha um ditado assim:  Em Magueija nunca uses o pronome "Possessivo".
  Vem isto a preposito do que acabo de ler sobre coutadas que querem implantar nesta nossa freguesia.
  Todo patrimonio da freguesia é do povo, e este deve ser gerido pelas entidades eleitas, e nao por outros, que se julgam donos dos mesmos. Perderam e como manda a democracia teem que se sujeitar às novas entidades. Tambem serve para o Sr Francisco Lopes, Presidente da Camara a quem compete, por ordem no assunto e nao proteger antigos mandante, so porque eram da sua esfera politica.
 Por isso,todos juntos devem pugnar pala manutençao deste patrimonio nas maos da junta da UFBMP, que conjuntamente com as ACDSM e outra existentes, Folclorica, Etnograficas etc. e lhe darem o destino que merecem.
 Ja há tempos sugeri um museu das alfaias agricolas e outras, e de uma biblioteca, mas como nao havia espaço para tal, assim me diziam, nao era possivel. Hoje nao e motivo para naoo fazer. Ha espaço,faltamos dadores do seu acervo,mas estou convencido que vao aparecer.

  Por outro lado, vi que a anterior concessao vinha em nome individual.Ora isto nao é muito legal  ,pois leva a que  essas pessoa se agarrem aquilo que lhes foi concedido.

  ESpero que a força do seu povo residente ou nao,pois tambem teremos de fazer força nesse sentido, venha terminar , com a entrega deste patrimonio aos representante ligitimos da UFBMP.

 Para atrsos ja chegaram os 20 anos que se passaram

 Força Povo de Magueija

Offline Pioneiro

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 810
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #4 em: Novembro 17, 2013, 04:35:34 pm »

Olá a todos

Meus amigos, eu nem quero acreditar naquilo que acabo de ler.

Eu pergunto, para que efeito houve eleições? foi para os que perderam continuarem

a decidir o futuro da Freguesia? Haja respeito pela vontade do povo que é soberano.

Com que legitimidade fizeram estas escrituras?

Saudações
« Última modificação: Novembro 17, 2013, 06:32:02 pm por 117 »

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #5 em: Novembro 17, 2013, 09:06:01 pm »
Olá amigos!

Contra isto já estou vacinado!

Virei a página!

O objetivo principal foi obtido! Com custos!? Mas foi obtido!

Magueija no seu coletivo não merece melhor!!!

Isto, porque Magueija no seu coletivo, digo coletivo, não cultiva o voto da união, da verdade, do amor própio e do bairrismo, como não sabe, valorizar, recuperar e respeitar o seu património, os vizinhos e os amigos, ou seja, não cumpre a lei e não sabe o que lhe fica bem!
O resultado está aí!... Haver vamos os próximos capítulos!...

Um abraço.
« Última modificação: Novembro 17, 2013, 09:09:09 pm por Vitor »

Offline LM

  • www.magueija.com
  • Administrador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1628
    • Lino Oliveira - Photography
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #6 em: Novembro 17, 2013, 10:53:51 pm »
Olá amigos,
Como já é hábito, todas as mensagens que saem fora dos objetivos do fórum são de imediato eliminadas.
Visto que já existem algumas respostas à mensagem inicial, não será eliminada nenhuma mensagem. No entanto, irei eliminar a hiperligação postada pelo Jaime.
Agradeço a todos a compreensão.

Saudações
http://www.magueija.com/                Contacto: geral@magueija.com / forum@magueija.com

Offline estouaver

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 525
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #7 em: Novembro 18, 2013, 02:37:28 pm »
Compreendo a tomada de posição do nosso administrador, muito embora todos os Magueijenses que primam pela seriedade e honestidade, valor que sempre caracterizou este povo, tenham o direito de conhecer o que poderão ser situações menos claras, vindo elas da câmara da junta ou qualquer outra instituição. A meu entender e tratando-se de um bem comum, devem ser as populações a decidirem para o bem ou para o mal do seu destino, tendo que para isso ser informadas e auscultadas, impossibilitando assim possíveis decisões dúbias de carácter pessoal ou partidário.
  É assim que eu vejo a democracia e o respeito pelos eleitores, se são úteis nos momentos do voto, também devem ser respeitados quando estão em causa decisões que a eles digam respeito.

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #8 em: Novembro 18, 2013, 06:09:09 pm »
Olá!


Palavras sábias!... Gosto!

O Estouaver no seu melhor!...

Um abraço
« Última modificação: Novembro 18, 2013, 10:17:37 pm por Tulipa »

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #9 em: Novembro 18, 2013, 06:53:41 pm »

Os edifícios das escolas de Magueija transformaram-se em armas de arremesso?
Contra quem?
A favor de quem?
A democracia suporta tudo isto?
«Que mais irá nos acontécerrrr .......».

Offline Tulipa

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 914
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #10 em: Novembro 18, 2013, 10:44:14 pm »
Caros amigos
De facto, fiquei muito admirada com o destino previsto  a dar às nossas escolas.
Em Magueija há outras associações, com trabalho já efectuado em prol do desenvolvimento da nossa terra , sem qualquer apoio financeiro de qualquer entidade pública.
Tudo o que se tem feito,  é por amor à terra que nos viu nascer e crescer, fruto do trabalho e carolice daqueles que têm Magueija como sua terra mãe.
Magueija saberia julgar todos aqueles que tentassem fazer discriminações a favor de uns contra os outros. Isto era o apelo à desunião e revolta, atitudes a evitar ....
Julgo que pessoas de bem, saberão liderar com este processo duma forma democrática, pois existem salas suficientes para todos...
 Haja democracia, e respeito pelos direitos e deveres de todos.
 Por mim, farei tudo pela minha terra, pelo seu desenvolvimento e bem estar...
 Um abraço
« Última modificação: Novembro 18, 2013, 11:00:28 pm por Tulipa »

Offline Britiande

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 856
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #11 em: Novembro 19, 2013, 12:12:42 pm »


Amiga Tulipa!

Perfeitamente de acordo com as suas reflexões e considerações!

Os amigos genuínos de Magueija, terão a sua vez!

Como se costuma dizer: "A água separa-se sempre do azeite"

Um abraço e obrigado pela sua dedicação à sua terra, às suas origens e aos seus costumes!

Força e vá em frente.



Offline JoseSilvaPereira

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1314
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #12 em: Novembro 19, 2013, 12:29:18 pm »
  Tulipa:
  Tambem daqui quero apoiar esta luta pela reposiçao da legalidade. As escolas sao do povo de Magueija e nao de um qualquer.Ainda hoje mesmo, fiz uma interpelaçao ao sr Presidente da camara, pedindo e reposiçao da legalidade, anulando o contrato de concessão  feito   pois nao sao eles os representantes do povo, e as escolas sao publicas e nao privadas.

   As associaçoes existentes precisam desses espaços para exercerem as suas atividades. A nao ser assim qualquer outra atividade pode dar origem a que nao estao destinadas.

 

Offline Jaime

  • Visitante participativo
  • **
  • Mensagens: 65
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #13 em: Novembro 19, 2013, 06:02:50 pm »
Caro administrador e restantes participantes, não vejo o porque de eliminarem a hiperligação, não obstante, aceito e respeito todas as decisões tomadas pelos gestores do fórum.
Uma Santa noite para todos.
« Última modificação: Novembro 19, 2013, 06:06:23 pm por LM »

Offline Tulipa

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 914
Re:Em Magueija dão-se Escolas?
« Responder #14 em: Novembro 19, 2013, 07:45:25 pm »
Olá amigos
Pelo que li, alguns de vocês estão a pensar que as escolas já foram cedidas a duas associações cujos presidentes são marido e esposa.
Quanto ao que me foi dado saber, julgo que havia e há essa intenção.  
Sempre as escolas estiveram sob delegado de competencias e posse da junta de freguesia, pois, as obras de manutenção dos edificios corriam por conta da Junta e quando alguém necessitava de as ocupar para realização qualquer atividade cultural ou formação, era à junta de freguesia que se dirigiam para a sua cedência.
No início deste mandato,  a nova junta de freguesia não teve acesso às chaves destes edifícios.
Será que essas competência foram retiradas a todas as juntas, ou só aconteceu na freguesia de Magueija?
Espero, que as pessoas que estão a liderar este processo o façam com justiça e duma forma democrática.
Um abraço a todos.
« Última modificação: Novembro 20, 2013, 09:52:58 am por Tulipa »