www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: "HABEMUS PAPAM"(2013)  (Lida 6303 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #30 em: Fevereiro 17, 2015, 10:24:02 pm »
Olá, boa noite.

Boas notícias:

O Papa Francisco distribuiu, no início do mês, 300 guarda-chuvas às pessoas sem-abrigo, através da Esmolaria Pontifícia e o Vaticano informou que a construção de três chuveiros e de um pequeno espaço de barbearia está concluída.
"Foi tudo feito com grande sobriedade e dignidade mas também com técnicas modernas: cada coletor tem água quente, dispensador de sabão e secador de mãos com ar quente que funciona por foto células. Foi usada uma resina especial para o revestimento das paredes, facilmente lavável que garante a máxima higiene”, revela o Serviço de Informação do Vaticano.

As obras dos três chuveiros e do pequeno espaço para a barbearia foram “projetadas, dirigidas e executadas” por técnicos e funcionários dos serviços da Cidade do Vaticano.

"Os chuveiros vão estar abertos todos os dias, exceto à quarta-feira, durante a audiência geral do Papa na Praça de São Pedro; às segundas-feiras, quintas-feiras e sábados, o “serviço e gestão” destes espaços é assegurado por voluntários da UNITALSI.

As pessoas sem-abrigo vão receber uma muda de roupa e um saco com toalha, sabonete, pasta de dentes, lâmina, creme de barbear e desodorizante, “de acordo com as diferentes necessidades”.

“A maior parte do material é oferecido gratuitamente por várias empresas e pessoas que, depois de terem ouvido falar deste projeto, quiseram partilhar os seus recursos”, explica o VIS.

O que faltar vai ser comprado pela Esmolaria Apostólica com o dinheiro dos pergaminhos das bênçãos papais.

O VIS informa ainda que o barbeiro funciona às segundas-feiras das 09h00 às 15h00 e o serviço é “garantido por vários voluntários barbeiros” bem como por estudantes finalistas de uma escola de cabeleireiro da capital italiana.

Nestes dois serviços que a Santa Sé disponibiliza por iniciativa do Papa Francisco, cada sem-abrigo vai ser recebido, dependendo dos dias, pelas irmãs da congregação da Madre Teresa de Calcutá, pelas irmãs que servem a Guarda Suíça, as Vicentinas e “muitos outros voluntários” de Roma que disponibilizaram “tempo e colaboração”.

“A pessoa que não tem a possibilidade de lavar-se é uma pessoa socialmente rejeitada e todos nós sabemos que um sem-abrigo não pode apresentar-se num local público como num bar ou num restaurante para pedir algo porque lhe é negado”, disse o esmoler pontifício quando instalaram os chuveiros.
« Última modificação: Fevereiro 17, 2015, 10:30:43 pm por Orquídea »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #31 em: Fevereiro 25, 2015, 03:33:20 pm »

O Papa Francisco, na sua sede de abraçar toda a gente em nome de Cristo, continua a surpreender-nos:

Helena Lobato, pintora, ao ver uma reportagem na televisão quando se assinalava o primeiro ano do pontificado do Papa Francisco, decidiu escrever uma carta ao Papa.

“Escrevi à mão com a única preocupação de lhe transmitir a minha vida e as minhas dúvidas”, refere.

Helena Lobato afirma que foi uma carta escrita com lágrimas, de “uma maneira muito particular, muito chorada”, a partir não tando da cabeça mas mais do coração e do “desespero” em que por vezes se encontrava.

“Perguntei se o Santo Padre de alguma maneira poderia, na sua oração com Deus, pedir que ele desse uma luz a pessoas como eu”, lembra a pintora.

“Só depois de colocar a carta no correio é que me dei conta do que tinha feito”, diz Helena Lobato, acrescentando que apenas quis partilhar um “desabafo”, sem esperar a resposta que inesperadamente chegou.

“O Papa transmitiu-me que iria rezar por mim para que essa luz chegasse à minha vida”, afirma.

Na carta enviada a Helena Lobato, Francisco disse que “a luz” chega pelo batismo, dirigindo-lhe o convite para estar presente na Basílica de São Pedro, na noite da Vigília Pascal, para ser batizada.

“Eu estive cerca de dois meses para aceitar de coração o convite que o Santo Padre me dirigiu” refere.

A pintora faz agora a sua preparação para o batismo na Paróquia da Cova da Piedade onde o pároco a convidou a integrar um grupo de catequese de adultos.

Na noite de Sábado Santo, na Vigília Pascal, Helena Lobato estará em Roma, diante do Papa Francisco para receber o batismo e terá a seu lado o Padre José Gil Pinheiro, pároco da sua nova comunidade cristã e seu padrinho de batismo.



Offline Britiande

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 856
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #32 em: Março 13, 2015, 11:31:10 am »
Bom dia,

Gostaria de partilhar com os amigos, uma reportagem que Aura Miguel, especialista em assuntos do Vaticano, fez para a Rádio Renascença.

Francisco, ano II. Oito momentos de um ano intenso
13Mar2014 – 13MAR2015

Seis viagens, mais de 200 discursos, perto de quatro dezenas de audiências. O que fica destes últimos 365 dias do Papa Francisco? Das reformas na Cúria ao acolhimento de sem-abrigo, dos esforços pela Paz ao tom informal, condensamos um ano em oito grandes temas, no 2º aniversário do pontificado.

http://videos.sapo.pt/zdza2JM1oZQZGvjTe8l9
« Última modificação: Março 13, 2015, 11:33:51 am por Britiande »

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #33 em: Março 14, 2015, 12:28:01 am »
 
No dia em que o Papa Francisco completa dois anos do seu Pontificado, veio muito a propósito este vídeo deixado pelo amigo Britiande. Gostei imenso! Fiquei impressionada com a intensidade daqueles oito momentos onde podemos observar um Papa cheio de ternura, sempre acolhedor, sempre atento aos mais necessitados...um Papa que arrasta pelo exemplo.

A propósito do Papa Francisco, fiquem com algumas das principais frases por si proferidas nos dois anos do seu Pontificado:

"Parece que os cardeais foram procurar o novo pontífice no fim do mundo".

"Se não nos reconhecermos em Cristo, o que seremos? Acabaremos como uma organização não-governamental patética".

"Como eu gostaria de uma Igreja pobre, para os pobres".

"O [sem-abrigo] que morre não é notícia, mas se as bolsas caem 10 pontos é uma tragédia. Assim, as pessoas são descartadas. Nós, as pessoas, somos descartadas, como se fôssemos desperdício".

"A crise que estamos a viver é a crise da pessoa, que já não conta, só o dinheiro conta".

"Os padres e as freiras têm de ser coerentes com a pobreza. Quando vemos que o primeiro interesse de uma instituição paroquial ou educativa é o dinheiro, isto é uma grande incoerência".

"A crise mundial nada fez pelos jovens. Corremos o risco de ter uma geração sem trabalho, e do trabalho provém a dignidade da pessoa".

"Se uma pessoa é homossexual e procura Deus, quem sou eu para julgá-la?"

"[A Igreja] não pode insistir apenas sobre as questões relacionadas com o aborto, o casamento homossexual e o uso de métodos contracetivos".

"Os chefes da Igreja foram, muitas vezes, narcisistas, adulados pelos cortesãos. A Cúria é a lepra do papado".

"Quando veio até mim uma mãe que me disse ´tenho um filho de 30 anos, mas não se casa, não se decide, tem uma noiva bonita, mas não se casam´, eu respondo: 'Senhora, deixe de passar-lhe as camisas".

"Não existe o marido perfeito, a mulher perfeita... não falemos da sogra perfeita".

"Devemos ser muito duros [com crimes de pedofilia praticados por alguns padres]! Com as crianças não se brinca".

"As mulheres são como os morangos num bolo, são sempre precisos mais".

« Última modificação: Março 14, 2015, 02:12:03 pm por 117 »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #34 em: Março 14, 2015, 01:40:30 am »
Gostei da retrospectiva que a Orquídea nos deixou sobre o Papa Francisco

Os 2 anos do seu pontificado foram uma bênção na Igreja e no mundo, promovendo a sua renovação através da simplicidade e serenidade.

Desde a primeira hora, vemos Francisco a partir ao encontro de todas pessoas, a deixar o centro rumo a periferias, a preferir o caminho à poltrona, o abraço à norma, a fazer acontecer permanentemente o magistério do exemplo.
« Última modificação: Março 14, 2015, 01:41:38 am por Trevo »

Offline Malmequer

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1579
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #35 em: Março 16, 2015, 12:36:12 am »
Cidade do Vaticano, 14 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco lamentou hoje no Vaticano que o trabalho dos professores seja “mal pago”, pedindo maior reconhecimento por parte das autoridades, numa audiência a 2 mil docentes .
"É um trabalho lindíssimo, mal pago: é como ser pais, pelo menos espiritualmente. É também uma grande responsabilidade", insistiu.
« Última modificação: Março 16, 2015, 12:41:17 am por Malmequer »

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #36 em: Março 25, 2015, 08:37:35 pm »
                                      
                                      
                                        POBRES DE ROMA CONVIDADOS DO PAPA PARA VISITAR OS MUSEUS DO VATICANO

O Papa Francisco autorizou que 150 mendigos visitem os Museus Vaticanos e a Capela Sistina no dia 26 de março. Depois de uma visita organizada com os melhores guias, os pobres, tão queridos pelo Papa, jantarão no restaurante do prestigiado museu.
O jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano, anunciou nesta terça-feira a notícia, que foi confirmada por outras fontes vaticanas.
A visita é uma iniciativa da Esmolaria Vaticana, o departamento que tem a tarefa de praticar a caridade a favor dos pobres em nome do Papa e é dirigida pelo conhecido "Don Corrado" (Dom Konrad Krajewsli).
O bispo polonês segue as indicações do próprio Francisco. Após a inauguração do serviço de chuveiros e da barbearia em fevereiro, agora os sem-tecto terão acesso à cultura e a um jantar especial em sua honra.
Divididos em três grupos, eles visitarão os Museus Vaticanos à tarde, participarão de uma missa na Capela Sistina, onde o Papa Francisco foi eleito, e depois compartilharão um jantar.

Os últimos serão os primeiros:

A Capela Sistina foi reservada para os convidados especiais do Papa. Os turistas "comuns", que pagam de 15 a 25 euros para fazer a visita, não terão acesso aos afrescos de Michelangelo nesse dia.
Em fevereiro, o Papa também deu aos mendigos 300 guarda-chuvas esquecidos pelos turistas nos museus, considerando o cruel inverno romano, temperado por chuvas esporádicas e fortes.
Durante o pontificado de Francisco, os sem-tecto têm um lugar especial, como o próprio Papa mostrou no domingo passado, ao contar com sua ajuda para distribuir o Evangelho de bolso aos peregrinos na Praça de São Pedro durante o Ângelus.

                                                                           (Extraido de: ALETEIA)
        
« Última modificação: Março 25, 2015, 08:41:58 pm por 117 »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #37 em: Abril 25, 2015, 06:13:58 pm »

Notícia de última hora:



O Papa Francisco revelou este sábado que deseja visitar Fátima em 2017, no centenário das aparições.
 
Segundo o site da Diocese Leiria-Fátima, o desejo foi transmitido em audiência privada com o bispo local, António Marto.
 
O Papa terá dito que virá a Fátima “se Deus der vida e saúde”, cita o mesmo site.
 
“Depois de ter recebido já vários convites, é a primeira vez que Francisco afirma de forma explícita este desejo de vir a Fátima, autorizando a divulgação pública da sua intenção”.

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #38 em: Abril 26, 2015, 09:11:40 pm »

Para os católicos portugueses, vai ser uma enorme alegria receber Sua Santidade, o Papa Francisco, em terras de Fátima - o Altar do Mundo.
O papa Francisco já conquistou a simpatia do mundo inteiro, pela sua simplicidade, pela sua proximidade às pessoas.
Ele é um sinal de esperança para todos os católicos e para todos aqueles que andam a necessitar de enveredar por sendas direitas.
« Última modificação: Abril 27, 2015, 04:56:15 pm por 117 »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #39 em: Julho 10, 2015, 05:38:41 pm »
Viagem do Sto Padre à Bolívia:

Uma visita histórica, um sinal da aproximação entre o Governo boliviano e o Vaticano.
Papa salienta " passos importantes" nas questões sociais e Evo Morales recebe-o "com felicidade e esperança" e oferece ao Papa um crucifíxo com a foice e o martelo!





Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #40 em: Julho 11, 2015, 01:05:39 am »

"O futuro da Humanidade está nas mãos do povo"-diz o Papa Francisco, na Bolívia.

"
http://www.aleteia.org/pt/mundo/ao-vivo/papa-o-futuro-da-humanidade-esta-nas-maos-do-povo-5805331825295360
« Última modificação: Julho 11, 2015, 01:08:49 am por Orquídea »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #41 em: Setembro 11, 2015, 02:52:28 pm »
Para todas as famílias deixo um texto magnífico do Santo Padre:

"Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.

Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.

É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença
."

Papa Francisco
« Última modificação: Setembro 11, 2015, 03:02:07 pm por Trevo »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re: "HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #42 em: Setembro 14, 2015, 04:59:18 pm »
O Papa Francisco tenciona visitar Portugal no centenário das Aparições de Fátima:

O papa Francisco reiterou hoje a intenção de visitar Portugal em 2017, no centenário das aparições de Fátima, numa entrevista à Rádio Renascença em que afirma que o país é "privilegiado por ter o Santuário de Fátima".

Se se concretizar esta visita, é o quarto Papa a visitar Portugal; Paulo VI, João Paulo II, duas vezes (três?) e o Papa emérito, Bento XVI!
 
Na mesma entrevista à Renascença, também mostrou vontade de visitar o Brasil nos 300 anos do encontro da imagem da Virgem Aparecida!

Quando lhe perguntaram como deviam os católicos preparar a próxima visita, o Santo Padre disse, simplesmente:
"rezando"!
« Última modificação: Setembro 15, 2015, 03:22:14 pm por Trevo »

Offline Britiande

  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 856
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #43 em: Novembro 30, 2015, 12:42:27 pm »


O PAPA FRANCISCO EM ÁFRICA  (Rescaldo)

O papa Francisco já nos tinha surpreendido com a decisão – única na história dos jubileus – de não abrir a primeira porta santa na basílica de São Pedro, mas na catedral de Bangui.
E foi exactamente aqui, ao abrir esta porta santa, que o Papa proclamou Bangui, não a capital da violência e do ódio, nem a capital da miséria e do medo, dos milhares de refugiados e perseguidos, nem do milhão e meio de crianças desnutridas ou 10 mil meninos soldados, mas sim “a capital espiritual de oração e misericórdia, pois “nesta terra sofredora também se incluem todas as pessoas do mundo que estão a passar pela cruz da guerra”.

Pouco depois, na homilia da missa, Francisco fez um veemente apelo “a todos os que usam injustamente as armas deste mundo”, pedindo que deponham “estes instrumentos de morte” e optem pelas armas “da justiça, do amor e da misericórdia, autênticas garantias de paz”.
No final da missa, o Papa saiu para o adro e dialogou com milhares de jovens, pedindo-lhes coragem para resistir e lutar pela paz e pelo bem.

E com a mesma intensidade com que, desde manhã e num só dia, discursou aos políticos, visitou um campo de refugiados, encontrou os bispos, falou aos evangélicos, visitou um hospital pediátrico e celebrou na catedral, ainda arranjou tempo para confessar alguns jovens, já noite cerrada, violando o recolher obrigatório que vigora nesta cidade.

Offline Malmequer

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1579
Re:"HABEMUS PAPAM"(2013)
« Responder #44 em: Dezembro 17, 2015, 01:05:10 am »
Muitos Parabéns, Santo Padre!
Continue a ser uma LUZ neste mundo tão conturbado!
Estará sempre presente nas minhas orações.
« Última modificação: Dezembro 18, 2015, 01:55:14 am por Trevo »