www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…  (Lida 11703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« em: Janeiro 08, 2011, 10:34:50 pm »
Olá rapaziada!

Isto, por aqui, está ficar mesmo “piegas”… Vamos lá mudar de assunto!

Neste início de ano, temos que nos deixar de tretas e, toca a reflectir depressa e bem, em como estamos, todos, a cuidar do meio ambiente que nos rodeia. A exemplo: do ar que respiráramos, da água, dos alimentos, etc.

A guerra, o aquecimento global, a poluição e a intrusão humana, entre outros, estão a destruir o velhinho planeta Terra…

Para melhor podermos avaliar tais os estragos, convido-os a ler, com alguma curiosidade os seis pequenos registos que abrem este novo tópico. Vamos procurar “sentir” que há necessidade de mudar os nossos hábitos tendo em vista o que se está a passar em vários lugares  lindos, paradisíacos e famosos da Terra, os tais “hotspots” que servem de férias às novas classes ricas, e, estão sob ameaça de extinção, entre eles:
« Última modificação: Janeiro 08, 2011, 10:42:01 pm por 007 »

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re: CURIOSIDADES - SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #1 em: Janeiro 08, 2011, 10:41:21 pm »
Texto 1
TIMBUKTU
Conhecem o nome? Não têm a mais pequena noção de onde fica?
Fazendo fronteira com o Sahara, no Mali, Timbuktu tem sido sinónimo de aventura. Uma cidade lendária cuja idade de ouro continua a excitar a imaginação do Ocidente.
Hoje, a história é diferente. Este outrora glorioso berço da cultura tem vindo constantemente a sucumbir à desertificação, com as areias a acumularem-se nas ruas da cidade. Aos poucos, o deserto invasor começou a ameaçar tesouros como as mesquitas Djingareyber, Sankore e Sidi Yahia, e o aquecimento global pode vir a aumentar ainda mais a temperatura na região.
No entanto, não é apenas o calor que perturba Timbuktu. Os históricos manuscritos à guarda da cidade e em bibliotecas particulares - que o ar seco do deserto ajuda a proteger também estão ameaçados pelo aumento da precipitação na estação chuvosa. Por tudo isto, recentemente, a cidade de Timbuktu entrou na lista "Património Mundial em Perigo", da UNESCO.

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #2 em: Janeiro 08, 2011, 10:44:46 pm »
Texto 2
ALPES
Os Alpes têm sido um importante destino de esqui ao longo de décadas. Mas se as tendências de aquecimento global continu¬arem, esses dias de glória gelada vão acabar. De acordo com um relatório divulgado pelo Programa Ambiental da ONU, o aquecimento global pode forçar o encerramento de metade de todos os resorts de esqui alpino em 2050. A ciência é bastante simples. À medida que as temperaturas aumentam, o derretimento dos glaciares pode fazer com que a linha de neve suba mais de 300 metros nos próximos 50 anos. Isso colocaria alguns dos resorts mais famosos da região -incluindo Kitzbúhel, na Áustria, e Gstaad, na Suíça -, abaixo do limiar.
Para os esquiadores, é provável que isto signifique temporadas mais curtas, mais derrocadas de neve, e viagens confinadas aos resorts de elevada altitude, como St. Anton, na Áustria, ou Alpe d'Huez, na França. Mas como o esqui vale milhões para as comunidades dos Alpes, estão em curso alguns esforços para resolver o problema. Muitos “resorts” têm feito investimentos significativos em canhões de neve, despejando o pó artificial em cima do que quer que a natureza proporcione. Outras áreas estão em campanha para abrir novos “resorts”  de altitude elevada. Ironicamente, claro, ambas as soluções são susceptíveis de aumentar ainda mais as emissões de carbono.


Offline Urze

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 536
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #3 em: Janeiro 08, 2011, 11:04:43 pm »
BOA NOITE, Vitor.

DE ACORDO COM NOVOS TÓPICOS, MAS PENSO QUE O PROBLEMA SÃO OS MUITOS AFAZERES QUE AINDA OCUPAM OS NOSSOS CIBERNAUTAS.

RELATIVAMENTE AO PRIMEIRO TEXTO, CONGRATULO-ME COM ESSE FACTO, POIS PELO QUE JÁ VEM APARECENDO EM ALGUMAS REVISTAS, POUCAS, HÁ QUE PRIVILEGIAR ESSE TERRITÓRIO, MAS NÃO CONHECIA O ASSUNTO TÃO PROFUNDAMENTE. AINDA BEM QUE O COLOCOU NO FÓRUM.

QUANTO AOS ALPES. EM RELAÇÃO AO QUE AFIRMA, NOTE-SE A DIFERENÇA ENTRE O ESTADO ACTUAL E O QUE AINDA SE OBSERVAVA EM 81, ANO EM QUE TIVE O PRAZER DE PERCORRER AS MELHORES ESTÂNCIAS TURÍSTICAS: EM PLENO MÊS DE AGOSTO NEVOU EM CORTINA D,AMPEZO, CORTIZEI, BREXIA, BOLZANO...INSBRUQUE... OBSERVEI A QUEDA DA NEVE E PUDE CALCÁ-LA NO DIA SEGUINTE. PASSARAM 20 ANOS E É PRECISO NEVE ARTIFICIAL PARA MANTER NO INVERNO AS ESTÂNCIAS ABERTAS!... PASMO E DEIXA-NOS A TODOS BEM PREOCUPADOS!

SAUDAÇÕES.

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #4 em: Janeiro 08, 2011, 11:17:46 pm »
Olá rapaziada!

Olá eterna e linda "Urze" do Magueija Fórum...

Não se pode ler tudo de uma vez, nem acudir a tudo ao mesmo tempo...
Por causa da avidez e num "tudo por tudo" é que o planeta Terra esta como está!!!

Esta é a minha causa e, não estou na reforma!
Mas há quem tenha em simultâneo, muitas "causas"... Depois, claro, é "um ver se te avias"!!!!!

Até já.

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #5 em: Janeiro 08, 2011, 11:22:07 pm »
Texto 3
MALDIVAS
O seu nome é sinónimo de férias de luxo, mas o arquipélago de 1200 ilhas que forma as Maldivas está em perigo de desaparecer sob as ondas. Com nenhuma ilha a mais de dois metros acima do nível do mar, a elevação dos oceanos ameaça afundar toda a nação sul-asiática antes do século terminar. Desde a sua eleição em 2008, o presidente das Maldivas, Mohamad Nasheed, encenou vários golpes de publicidade para chamar a atenção para a situação do seu país  incluindo uma reunião de gabinete debaixo de água. E também se comprometeu a criar um fundo para comprar uma nova pátria para os seus 350.000 cidadãos, caso as piores expectativas se confirmem e precisem migrar. Apesar do carácter caricatural destas cenas, a mudança climática é uma ameaça muito real (como o LA Times destacou recentemente, um cesto de basquete é mais alto do que todo o país). Malé, a capital, foi engolida por uma gigantesca parede de mar, com o tsunami do oceano Índico, em 2004, a lavrar a direito sobre as ilhas. E no final dos anos 90, o El Nino causou uma ruptura numa barreira de coral. Nasheed quer as Maldivas com carbono neutro em 2020. Já os turistas são um as-sunto à parte...

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #6 em: Janeiro 08, 2011, 11:25:38 pm »
Texto 4

IRÃO
O Irão pode não ser o lugar mais perigoso do mundo (essa "honra" vai para a Somália), mas se as coisas continuarem do jeito que estão, não tarda lá. Desde as duvidosas eleições presidenciais de Junho do ano pas¬sado, os manifestantes têm sido recebidos com violência, as nações estrangeiras com acusações, e, ainda por cima, foi descoberta uma fábrica de enriquecimento de urânio "escondida" no subsolo. Estaremos a olhar para uma zona de guerra em stand-by? Apesar deste seu problema de imagem, o Irão é um país fascinante, com pessoas ca-lorosas e inteligentes, cidades dinâmicas, cultura antiga e cozinha surpreendente. Com o deserto e a montanha como principais anfitriões de aventuras várias, está só à espera de ser resgatado turisticamente, na busca da verdade sob os estereótipos. Mas é preciso sermos rápidos, pois, a continuar como está, pode ser apenas uma questão de tempo antes que o Irão impluda, se torne numa junta separatista como a Coreia do Norte ou a Birmânia, ou termine num caos semelhante ao do Iraque. O prazo do presidente Obama para a diplomacia expirou, Israel nunca propôs um, e o Ocidente está a ficar cada vez mais irritado com as ambiguidades do regime no que toca ao tema do nuclear.


Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #7 em: Janeiro 08, 2011, 11:29:55 pm »
Texto 5

VENEZA"
Veneza é como comer uma caixa inteira de bombons de licor de uma só vez. Um espectaculo delicioso... de ver! 
Mas por quanto tempo pode esta doce e gostosa selecção de arquitectura e arte fluvial  se manterá acima das ondas? Quando Veneza inundou, em 1966, as fotos correram o mundo e fizeram manchetes in¬ternacionais. Quando inundou novamente, em Dezembro do ano passado, quase nem pestanejámos com a notícia. Porquê? Porque a Praça de São Marcos agora inunda dezenas de vezes por ano, e a visão de passadeiras improvisadas por cima da água tornou-se comum.
Veneza assenta numa lagoa que é vulnerável tanto aos níveis de afundamento do solo como às marés-altas. Como resultado, a cidade afundou mais de 13 centímetros no século passado, e os níveis do mar continuam a subir... Em 2014, um sistema de barreiras móveis estará pronto para proteger a cidade das enchentes, mas, por mais eficazes que sejam contra as marés locais, que impacto poderão ter no aquecimento global?

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #8 em: Janeiro 08, 2011, 11:33:34 pm »
Olá rapaziada!

Por último, o melhor e mais histórico de todos...

Texto 6
MAR MORTO
Enquanto Veneza e as Maldivas enfrentam a ameaça de subida do nível do mar, o Mar Morto caminha na direcção oposta. Perdendo, actualmente, cerca de um metro por ano em profundidade, esta recessão deixou um rastro de lama salgada atrás de si, e a perspectiva de um desaparecimento completo é agora muito real.
0 Mar Morto é o ponto mais baixo da terra (está a 427 metros abaixo do nível do mar) e famoso por ser tão salgado que os seres humanos conseguem flutuar em cima dele. Contudo, o turismo está cada vez mais ameaçado. Tomemos como exemplo o israelita “Ein Gedi Spa”: quando abriu, há 20 anos, os hóspedes saíam pela porta das traseiras e estavam a poucos metros da água. Hoje, é uma caminhada de mais de um quilómetro e meio. Por que é que isso está a acontecer? Durante várias décadas, israelitas, palestinianos e jordanos foram desviando o rio Jordão a principal fonte de água do Mar Morto, para satisfazer as necessidades humanas e agrícolas. O seu fluxo é hoje quase um gotejamento, e a menos que os planos da Jordânia para o voltar a encher através do transporte de água do Mar Vermelho dêem frutos, o Mar Morto tem poucas hipóteses de voltar à vida.

Vamos lá, isto valeu a pena...ou não!? Podem comentar...
« Última modificação: Janeiro 08, 2011, 11:35:11 pm por 007 »

Offline Malmequer

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1579
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #9 em: Janeiro 08, 2011, 11:44:46 pm »

Ó Vitor, sempre à frente do seu tempo!

Vamos organizar uma viagem Fórum, com estes itinerários?

Tenha um bom Domingo!

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #10 em: Janeiro 09, 2011, 12:51:30 am »
O amigo Vitor deixou-nos aqui um tema muito sério para ser debatido. Por um lado, convida-nos a viajar por locais paradisíacos, por outro, lembra-nos um problema gravíssimo que pode levar ao desaparecimento desses mesmos locais. No cerne da questão está o aquecimento global do nosso Planeta, questão essa que tem vindo a preocupar a comunidade científica, cada vez mais e a todos os que têm a noção da gravidade do problema.
Desde a criação, a Terra tem vindo a sofrer mudanças de temperatura causadas por fenómenos naturais. Porém, a partir da Revolução Industrial, o Planeta Terra passou a enfrentar uma nova realidade: a mudança de temperatura causada pelo homem através da poluição. Pensa-se que  é devido aos combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao "efeito de estufa", tais como o dióxido de carbono, o óxido de azoto e outros.

A bela e romântica Veneza é uma das mais ameaçadas pelo aquecimento global; as Maldivas já procuram um novo território para viver, em caso de naufrágio...
 
Podemos perguntar:
- O que pode cada um de nós fazer para diminuir o impacto do aquecimento global no nosso Planeta?

Chega por hoje, amigo Vitor.
Amanhã podemos continuar...

Um abraço e tenha uma boa noite.
 


« Última modificação: Janeiro 09, 2011, 12:52:57 am por Orquídea »

Offline estouaver

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 525
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #11 em: Janeiro 09, 2011, 06:03:00 pm »

    Quando tudo estiver destruído, existe sempre um Português "ainda por cima Benfiquista", capaz de por tudo em pé, quanto mais não seja em réplica.
   Para quem não conhece,aconselho uma visita a estes trinta e cinco hectares de verdadeira história oriental.
   Deixo aqui o link para poderem consultar.
                                         Uma boa tarde



                         http://www.buddhaeden.com/about.html

Offline Urze

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 536
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #12 em: Janeiro 10, 2011, 09:40:19 pm »
Boa noite a todos!

Bem amigo Vitor Lá terei a calma que me aconselha. embora perante o que nos apresenta éb tudo demasiado inquietante! Conheci Veneza linda, sem esses problemas... Repare: tudo acontece à velocidade luz, nos dias que correm... Não se pode ficar parado, à espera do amanhã...

Agora, grande amante da natureza e da salvação do Mundo, como todos os quen percorrem este fórum, diga-me: o que podemos fazer para lá do que já fazemos? Venham ideias!...

Saudaçôes.

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #13 em: Janeiro 10, 2011, 10:35:28 pm »
Olá rapaziada!

Boa noite! Olá Urze!

Vou já responder e, de pronto, à  sua questão! 
Antes do mais, temos, necessariamente, que começar por trabalhar as pessoas… Sem isso, nada feito!
Porque não, em primeiro lugar, modelá-las e elogiá-las elevando o seu ego! 
Isso, para que as pessoas acreditem, confiem e aceitem, alterar mais rapidamente os seus maus hábitos…   

Terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram numa recente pesquisa que os membros das famílias estão cada vez mais frios, mais distantes, o carinho é cada vez menos, não se valorizam as qualidades, facilmente se ouvem críticas sensibilizadoras. As pessoas estão cada vez mais distantes, intolerantes e desgastam-se na valorização dos defeitos dos outros. Por isso, as relações de hoje não duram.  A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias. Não vemos mais os homens a elogiar as suas mulheres ou vice-versa, não vemos os chefes a elogiar o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos a elogiar-se; etc.

Continuem...

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:CURIOSIDADES -SEIS DESTINOS A VISITAR ANTES QUE DESAPAREÇAM…
« Responder #14 em: Janeiro 10, 2011, 10:43:46 pm »
Olá rapaziada!

Continuem:  2

Por aí fora, só vemos futilidades: valorizam-se públicamente, artistas, músicos, cantores, jogadores, pessoas que usam instituições, associações e a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que tem a obrigação de ser exemplo, cuidar dos seus hábitos e das suas aparências.
A ausência de elogio afecta muito as pessoas dentro das famílias. Há falta de diálogo nos lares. O orgulho e a agitação da vida impedem que as pessoas digam o que sentem. Depois despejam-se essas carências nos consultórios.  Acabam-se casamentos, alguns procurando noutra pessoa o que não conseguem dentro de casa.

A continuar...