www.MAGUEIJA.com | Magueija / Fórum

Caro utilizador, para poder ver todos os tópicos e fotos disponíveis do Magueija/Fórum terá de se registar. Até já...

Autor Tópico: Banco Alimentar Contra a Fome  (Lida 8440 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Banco Alimentar Contra a Fome
« em: Maio 27, 2010, 07:37:01 pm »
Boa tarde a todos!

Os Bancos Alimentares Contra a Fome lançam mais uma campanha de recolha de alimentos no fim de semana, de 29 e 30 de Maio. Em 18 regiões do país, mais de 27.000 voluntários, devidamente identificados, estarão à porta dos estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses para se juntarem, uma vez mais, a esta causa, doando as suas contribuições em alimentos.

Para quem não sabe, o peditório realiza-se em: Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Beja, Aveiro, Abrantes, S.Miguel, Setúbal,, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viana do Castelo e Viseu.

Na zona de Viseu, esta campanha mobilizará cerca de 800 voluntários que recolherão os donativos em 56 estabelecimentos comerciais. Os bens alimentares serão, posteriormente,encaminhados para o armazém do Banco Alimentar, situado na zona industrial de Coimbrões. Aí, esses bens serão separados, por categorias. A partir da próxima semana, os produtos da Campanha serão distribuídos, através de 27 Instituições de Solidariedade Social, previamente seleccionadas, a cerca de 3.200 pessoas com carências alimentares comprovadas.

No ano passado, o Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu (foi a primeira vez que participou) distribuiu 77 toneladas de alimentos.

Vamos todos contribuir para esta causa, na medida das nossas possibilidades?
Os tempos são  difíceis, mas a solidariedade de todos pode ajudar muita gente em situações dramáticas de pobreza.

Saudações  
« Última modificação: Junho 01, 2010, 04:26:24 pm por Orquídea »

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #1 em: Maio 29, 2010, 01:21:33 am »
Banco Alimentar apela à generosidade em tempo de crise.

Por mais pequena que seja a sua contribuição, muitas pessoas beneficiam da sua ajuda.

Vá lá, vamos contribuir. Como diz uma amigo meu: "Os que podem, aos que precisam"



Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #2 em: Maio 30, 2010, 09:18:53 pm »

As últimas notícias dão conta de uma boa resposta por parte da população.
Parece que, em Lamego, não existe ainda um núcleo do Banco Alimentar.
Esperemos que, até Novembro, data prevista para nova recolha, alguém se chegue à frente.
A crise não destruíu a solidariedade.
Parabéns aos 28.000 Voluntários !

Offline Vitor

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1884
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #3 em: Maio 30, 2010, 09:35:51 pm »
Olá rapaziada!

Olá Orquídea!

Como decorreu esse seu voluntariado no Banco Alimentar...

Para mim, é mais fácil dar do que pedir… mas por uma boa causa…

Estive para lhe ir fazer uma surpresa! E contribuir claro!

Mas, não deu! Outros apelos e outra de solidariedade me chamaram!


Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #4 em: Maio 31, 2010, 09:09:11 pm »

Na recolha de alimentos não perecíveis, sábado e domingo, O Banco Alimentar contra a Fome conseguiu 2.000 toneladas, aproximadamente.
Quem vai lucrar?
Esta dádiva generosa irá ser distribuída por inúmeras Instituições que apoiam pessoas carenciadas.
Quem melhor conhecerá o terreno e as dificuldades?
O povo continua a dar resposta e ... que resposta!

Offline Trevo

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 4248
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #5 em: Maio 31, 2010, 09:18:40 pm »

Pelas notícias que me têm chegado, a fome, já grassa em Setúbal...

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #6 em: Junho 01, 2010, 04:25:45 pm »
Olá a todos!!!

O Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu (BACFV) recolheu, no passado fim de semana, 61 toneladas de bens alimentares. Ficou um pouco aquém da Campanha de Novembro, altura em que foram recolhidas 77 toneladas, mas, mesmo assim, ultrapassou as expectativas, dada a situação de crise por que estamos a passar.
Quem esteve no terreno como voluntário (eu estive lá), foi testemunha da generosidade do povo português e, sobretudo, do sentimento de partilha daqueles que menos têm.
Lamego ainda não está coberto pelo Banco Alimentar, mas, segundo ouvi dizer, vai estar muito em breve.
A partir de agora, serão as próprias Instituições de Solidariedade Social inscritas que virão ao grande armazém, onde foram separados e guardados os produtos alimentares, buscar as quantidades estabelecidas para os seus utentes com carências alimentares comprovadas.

Foi uma participação muito gratificante! Os voluntários recebem muito mais do que aquilo que dão.

A propósito de "dar", vem-me à memória uma canção que a D. Adriana, digníssima professora de Magueija, nos ensinou e que não resisto em deixá-la aqui registada:

Dar do pouco que se tem
Ao que tem menos ainda
Enriquece o doador
Faz sua alma "inda" mais linda.

Fica sempre um pouco de perfume
Nas mãos que oferecem rosas
Nas mãos que sabem ser generosas.

Um abraço a todos
« Última modificação: Junho 01, 2010, 10:31:07 pm por Orquídea »

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #7 em: Junho 01, 2010, 05:18:26 pm »
Olá Vitor!

Pois é: pedir custa muito, sem dúvida! Para ser franca, também gosto mais de dar, mas...tem de haver alguém que o faça...
Se tivesse aparecido, era mais um saco que eu distribuia e, depois, entregar-mo-ia cheiiiinho de bens alimentares para grande satisfação minha e dos meus amigos, pois nós  ficávamos todos felizes quando conseguíamos encher os "carros"!

Mas sei que também foi em missão de solidariedade, neste caso, bem mais prioritária.
Espero que tenha regressado com o coração mais tranquilo.

Abraço

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #8 em: Novembro 23, 2010, 01:05:27 am »
Olá a todos!

Hoje venho lembrar os meus amigos que o Banco Alimentar Contra a Fome vai realizar mais uma campanha, nos dias 27 e 28 de Novembro de 2010. Como todos sabem, O Banco Alimentar Contra a Fome é uma Instituição de Solidariedade Social que leva a cabo recolhas de alimentos, duas vezes ao ano. Estes alimentos serão depois distribuídos pelas diversas instituições que provarem ter a seu cargo utentes verdadeiramente carenciados.
O apelo à solidariedade é reforçado em tempo de crise. É cada vez maior o número de pessoas a precisar de ajuda.
O Banco Alimentar de Viseu está a apoiar 58 instituições do distrito, a quem distribui refeições e cabazes de alimentos.
A crise que se vive em Portugal, agravada pela crise mundial torna ainda mais necessária a acção dos Bancos Alimentares para minorar carências alimentares.

Os inúmeros voluntários espalhados pelo País estarão à espera dos nossos donativos nos vários supermercados existentes em cada região. Não se esqueça de ajudar.
"ALIMENTE ESTA IDÉIA!"

P.S. Hoje chegou-me aos ouvidos a triste notícia de que em Magueija já há quem passe fome.
Temos que estar atentos e tentar confirmar se de facto é verdadeira esta informação, pois, se assim for, teremos que agir rapidamente...Como poderemos ajudar?
Vamos pensar nisso?

Boa noite a todos
« Última modificação: Novembro 23, 2010, 01:13:00 am por Orquídea »

Offline Malmequer

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 1579
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #9 em: Novembro 23, 2010, 02:27:00 pm »

 Temos todos que colaborar com esta excelente iniciativa do Banco Alimentar.
 Há muita, muita gente neste momento a precisar desta ajuda.
 Ainda este fim de semana a responsável pelo Banco Alimentar, expressou bem a angústia de famílias inteiras que não têm salário para pagar a renda de casa nem para fazerem uma refeição por dia.
Já começam a existir escolas que não fecham as cantinas aos fim de semana, para que crianças tenham pelo menos uma refeição quente.
É PRECISO DISPONIBILIDADE DAS PESSOAS PARA AJUDAR NESTE EXCELENTE PROJECTO.
Também sou testemunha e conheço casos onde a FOME IMPERA.
Boa tarde

Offline Pretarouca

  • Colaborador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2397
Banco Alimentar
« Responder #10 em: Novembro 23, 2010, 08:59:44 pm »
Boa Noite amiga Orquídea!
Há 3 anos que também participo como voluntária na recolha de alimentos.
Costumo formar equipa com jovens estudantes do Externato Marista de Lisboa, que oferecem o seu tempo livre para participar em tão nobre serviço. Como são muitos os voluntários dividimo-nos em grupos de 6 ou 8 elementos e em turnos de 2 ou 3 horas.
Temos encontrado pessoas muito generosas! No 1º ano em que participei, e, tem-se repetido todas as campanhas, apareceu um senhor e dois filhos adolescentes que encheram 8 carros de supermercado dos mais variados produtos.
Todos nós ficámos estupefactos e muito emocionados!
Sejamos generosos!
Um abraço e boa campanha!

Offline Urze

  • Utilizador participativo
  • ****
  • Mensagens: 536
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #11 em: Novembro 23, 2010, 11:13:07 pm »

Boa noite a todos!

Li com atenção o tópico do Banco Alimentar contra a Fome. Principalmente no ponto referente à fome existente na nossa terra, cumpre-me informar que o Sr. Padre, se não estou em erro, no penúltimo fim de semana, apelou a todos os paroquianos que conhecessem casos de necessidade económica e outros, atendendo aos tempos que se vivem, que lhos dessem a conhecer, pois ele pode agir, através de instituições de solidariedade social.

Por tal penso que a nossa amiga Orquídea, se sabe algo, deve denunciá-lo. Era bom que, até ao dia trinta, o Sr. Padre fosse informado dos casos existentes ao nível da paróquia, pois são situações que necessitam de intervenção imediata e urgente e ele é o elo de ligação com as instituições que podem ajudar.

Estamos a falar de algo muito sério e que ultrapassa o simples levantamento de bens, mas sim a sua real aplicação em casos de necessidades graves que não pode ficar pelo "diz-se".

Também gosto mais de dar do que pedir, mas para o próximo, para o bem social, vale tudo. Parabéns para quem faz esse tipo de voluntariado. Força e coragem.
Saudações amigas.

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #12 em: Novembro 24, 2010, 11:47:38 am »

Todos não seremos demais para doar ao Banco Alimentar.
Bens não perecíveis irão, depois, chegar aos mais carenciados.
Haverá ainda, em alguns espaços comerciais, a possibilidade de adquirir senhas correspondentes a determinados alimentos de primeira necessidade.
Se chegarmos à conclusão que, na nossa aldeia, há famílias atingidas por esta crise, seremos solidários com elas.
Por vezes, as pessoas têm vergonha de expôr a sua real situação.
Nestes casos, os vizinhos podem e devem dar o sinal de alerta.
Estou seguro que, uma vez mais, o povo português responderá SIM, no fim de semana próximo.

Offline 117

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 5583
Re:Banco Alimentar
« Responder #13 em: Novembro 24, 2010, 11:59:09 am »

Olá, vizinha Pretarouca.
Felicito-a pelos 3 anos de voluntariado.
A juventude de Lisboa dá-nos também o exemplo de atenção aos outros.
Aquela família que mencionou deixa-nos a pensar se não poderíamos ir também mais longe.

Seria melhor que o nosso Administrador anexasse este tópico ao iniciado em Maio (são uma e a mesma coisa).
Obrigado.

Offline Orquídea

  • Moderador
  • Utilizador muito participativo
  • *****
  • Mensagens: 2586
Re:Banco Alimentar Contra a Fome
« Responder #14 em: Novembro 24, 2010, 07:35:35 pm »

Boa noite a todos!

Olá amiga Urze!

Relativamente aos possíveis problemas de carências alimentares na nossa terra, não posso referir nomes, porque desconheço totalmente  a situação. Apenas disse que me tinha chegado aos ouvidos essa notícia que me deixou bastante preocupada. Penso, contudo, que o senhor Padre Hermínio já está a tomar as devidas diligências para colmatar essas necessidades.
O desemprego é um drama que aflige muita gente. Será que em Magueija também há alguém nessa situação? Nos tempos que correm, há muita pobreza envergonhada e é preciso estarmos atentos para apoiarmos ou procurarmos ajuda para essas pessoas. Para os que residem na terra é mais fácil detectar essas necessidades. Em conjunto, podemos todos "dar uma mãozinha".
Vamos pôr em prática os valores da solidariedade e da partilha como faziam os nossos antepassados.

Abraço amigo